DR

Design

Qual é o melhor produto à venda no Ikea?

Está nas lojas do grupo sueco desde o final da década de 1970 e é um campeão de vendas.

Marcus Engman, director de design do Ikea, lembra-se de o pai chegar a casa com um sofá novo para testarem em casa, antes de o porem à venda. Chama-se Klippan, é um sofá para duas pessoas, e é um dos produtos mais antigos à venda nas lojas suecas. É também "o melhor produto", segundo o responsável pelo design.

"Lembro-me de quando o meu pai trouxe o sofá para casa, para testarmos, e nos perguntou, a mim e à minha irmã, o que pensavamos", conta Engman à Business Insider, acrescentando que tem muitas memórias daquele sofá. "Estou contente por ter sobrevivido ao tempo."

O sofá foi posto à venda em 1979 e é uma das peças mais compradas no grupo sueco de mobiliário e decoração. E para Engman, que começou a trabalhar no Ikea quando tinha 16 anos, é compreensível o sucesso desta peça: é um sofá para duas pessoas, que entra facilmente em casa – a estrutura que começou por ser de madeira, é hoje de alumínio, por isso, mais leve e, desde 2004, que as peças foram redesenhadas para caberem numa caixa (como é apanágio de quase tudo o que o Ikea vende).

Além disso, é um sofá que pode estar sempre a mudar de visual devido às cores em que pode ser comprado e às capas que a cadeia sueca lança periodicamente (por vezes, em edições limitadas), assim como os clientes podem fazê-las com facilidade devido às linhas direitas do sofá. E, claro, o preço que desde que o sofá começou a ser vendido já desceu 40%, diz a Bloomberg. Em Portugal, os preços variam entre os 159 e os 259 euros – Engman lembra que os preços são apelativos sobretudo para quem sai de casa dos pais e tem a sua primeira casa.