ADRIANO MIRANDA/arquivo

Música

Há uma canção cientificamente testada que faz o bebé feliz

Dois psicólogos da Universidade de Londres e a cantora Imogen Heap criaram uma canção que provoca felicidade.

Os efeitos da música sobre os humanos são conhecidos. Sabemos que a música nos pode acalmar, entusiasmar, entristecer... E para os bebés não é excepção. Os pais usam a música em várias circunstâncias, por exemplo, para adormecer os filhos. Agora, dois psicólogos da Universidade Goldsmiths, em Londres, Caspar Addyman e Lauren Stewart, juntaram-se à cantora Imogen Heap e criaram aquela que acreditam ser a música que traz felicidade aos bebés e os faz rir.

Chama-se "Happy Song" e foi experimentada com 56 crianças britânicas, entre os seis e os 24 meses. Mas antes disso, os investigadores definiram qual seria o compasso e o ritmo da canção, assim como a letra. Sabendo que ainda são bebés, a composição está cheia de onomatopeias, é alegre, repetitiva e fácil de dançar. A escolha de uma voz feminina foi porque os bebés estarão mais familiarizados com a voz da mãe.

O desafio foi colocado a Imogen Heap que tem um bebé de 18 meses e aproveitou para criar e experimentar a sua canção em casa, conta Caspar Addyman, citado pelo diário espanhol El País

Addyman realça que foi dada importância aos sons que fazem os bebés felizes. Para isso, foi pedido a 2300 pais que enumerassem esses sons, explica a universidade no seu site –, assim, foram incluidos na música espirros (enunciados por 51% dos pais), gargalhadas de bebés (28%) e sons de animais (23%) que fazem os bebés sorrir.

Depois a canção foi ouvida por 56 crianças e as suas reacções monitorizadas. De seguida, os psicólogos e a compositora limaram algumas arestas com o objectivo de aperfeiçoarem a música. "No passado, os investigadores concentraram-se nos barulhos e músicas que causariam mau estar aos bebés. Raramente alguém se focou nos sons que os fazem felizes", conclui Addyman. 

Agora que a música está cientificamente testada, há que experimentá-la com o seu bebé e confirmar se o faz feliz.