• Descarrilada (2015)
  • Não Há Duas Sem Três (2014)
  • Guia para um Final Feliz (2012)
  • A Melhor Despedida de Solteira (2011)
  • Amigos Coloridos (2011)
  • (500) Dias com Summer (2009)
  • O Amor Acontece (2003)
  • Lost in Translation - O Amor É Um Lugar Estranho (2003)
  • O Diário de Bridget Jones (2001)
  • A Guerra das Rosas (1989)
  • Em Parte Incerta (2014)
  • Vergonha (2011)
  • Blue Valentine - Só Tu e Eu (2010)
  • Eu Amo-te Phillip Morris (2009)
  • Revolutionary Road (2008)
  • Corações Solitários (2006)
  • Monstro (2003)
  • Thelma e Louise (1991)
  • Sangue por Sangu (1984)
  • São Valentim Sangrento (2009)
  • De Olhos Bem Fechados (1999)
  • A Noiva de Chucky (1998)
  • Um Homicídio Perfeito (1998)
  • Drácula de Bram Stoker (1992)
  • Terror no Dia de S. Valentim (2001)
  • Dormindo com o Inimigo (1991)
  • Atracção Fatal (1987)
  • O Massacre de Chicago (1967)
  • Os Amantes Crucificados (1954)

No Dia dos Namorados, veja cinema com as suas amigas (ou amigos)

O Cinecartaz seleccionou três dezenas de filmes, a pensar em quem não quer celebrar o São Valentim.

Se há dia irritante para os solteiros é, sem dúvida, o dos namorados.

Por isso, o Life&Style desafiou o Cinecartaz a fazer propostas para este dia. Das comédias românticas passando pelos dramas, as propostas são várias com um único objectivo: juntar os amigos e divertir-se. 

Comédias românticas:
1. Descarrilada (2015)
Amy encara cada relacionamento com a mesma leviandade com que troca de roupa. Jornalista numa revista masculina, assume-se como é, sem romantismos ou expectativas na forma como se relaciona com o sexo oposto. Um dia, ao escrever um artigo sobre medicina desportiva, vê-se obrigada a entrevistar o Dr. Aaron Conners, com quem acaba por se envolver inesperadamente…

2. Não Há Duas Sem Três (2014)
Carly é jovem, atraente e muito apaixonada por Mark, o seu novo namorado. Tudo lhe corre de feição até descobrir que ele é casado com Kate, uma mulher também jovem, atraente e muito apaixonada. Quando as duas se conhecem, acontece o improvável: tornam-se amigas e confidentes. A sua amizade aprofunda-se quando descobrem que ele está também envolvido com Amber, uma rapariga ainda mais jovem, atraente e apaixonada. Decididas a fazer justiça com as próprias mãos, as três juram transformar a vida dele num inferno.

3. Guia para um Final Feliz (2012)
Após passar algum tempo internado numa clinica psiquiátrica, Pat pretende começar tudo de novo e remediar os erros do passado. Assim, ao mesmo tempo que decide voltar para casa dos pais e tentar uma reaproximação, vai fazer de tudo para se reconciliar com a ex-mulher. Porém, os seus planos caem por terra no momento em que conhece Tiffany, uma rapariga problemática que luta contra os seus próprios demónios e que se esforça por superar a recente morte do companheiro. Assim, duas almas torturadas e com pouca esperança no futuro acabam por se tornar na inspiração um do outro.

4. A Melhor Despedida de Solteira (2011)
Quase a entrar nos 40, Annie está num péssimo momento da sua vida: perdeu o namorado, a esperança no futuro e acaba de descobrir que a sua melhor amiga vai casar. Decidida a esquecer os seus desastres, foca a sua energia no enlace da amiga e decide ajudar nos preparativos para o grande dia. Porém, quando se depara com o estranhíssimo grupo de damas de honor que tem como parceiras de organização, quase perde a esperança de que algo de bom possa acontecer.

5. Amigos Coloridos (2011)
Fartos de relações emocionais desgastantes, Jamie e Dylan aproveitam a atracção física que os aproxima e resolvem seguir o caminho mais simples: terem uma relação de amizade genuína com o acrescento de sexo, sem compromissos nem complicações. Tudo parece correr na perfeição até ao momento em que se apercebem o quão difícil pode ser gerir sexo sem emoções e emoções sem sexo...

6. (500) Dias com Summer (2009)
Quando a namorada o deixa, o romântico Tom mostra-se determinado a compreender, até à exaustão, o porquê do fracasso da sua relação. Para isso, passa em revista os mais marcantes momentos dos 500 dias que esteve ao lado de Summer. 

7. O Amor Acontece (2003)
Oito casais vêem-se obrigados a encarar o início ou com o fim de um amor, em Londres, em plena quadra natalícia. 
 
8. Lost in Translation - O Amor É Um Lugar Estranho (2003)
Bob e Charlotte são dois americanos em Tóquio. Bob é uma estrela de cinema, que já perdeu o brilho de outrora e que chega à cidade para gravar um anúncio a um whisky. Charlotte é uma jovem que anda a reboque do marido. Os seus caminhos cruzam-se, numa noite de insónia, no luxuoso bar do hotel.
 
9. O Diário de Bridget Jones (2001)
Renée Zellwegger dá corpo a uma solteirona na casa dos 30, preocupada com a celulite e os quilos a mais, desesperadamente à procura de um homem. No início de mais um ano, Bridget resolve escrever um diário e mudar a sua vida. Para começar tem de perder 20 quilos, deixar de fumar e, já agora, encontrar um namorado... 

10. A Guerra das Rosas (1989)
Uma comédia cruel sobre um aparentemente típico e feliz casal da classe alta que se envolve num selvagem e destrutivo conflito doméstico quando se deixa arrastar para um divórcio litigioso.
 
Dramas:
1. Em Parte Incerta (2014)
Nick e Amy são um jovem casal com a vida pela frente. Recentemente mudados para o Missouri (EUA), onde ele abriu um restaurante, aparentam ser o casal perfeito. Porém, no dia em que celebram cinco anos de casamento, ela desaparece sem deixar rasto.
 
2. Vergonha (2011)
Brandon é um bem-sucedido irlandês com um cargo de topo numa grande empresa de Nova Iorque. Porém, por trás de uma máscara de autocontenção está um homem a viver no limite. Numa luta constante entre um medo incontrolável de intimidade e uma ânsia de sexo, ele vive de encontros ocasionais com estranhos. Até a irmã se instalar no seu apartamento e roubar-lhe o controlo sobre a sua vida.
 
3. Blue Valentine - Só Tu e Eu (2010)
Depois de vários anos de casamento, Cindy e Dean estão à beira da ruptura. Dispostos a tentar reencontrar o que os juntou e a salvar a relação, buscam no seu passado os motivos que os levaram a amar-se. Mas aquele amor está perto do fim e já nem a filha pequena os parece unir...
 
4. Eu Amo-te Phillip Morris (2009)
Steven Russel foi fiel ao estereótipo de homem bem enquadrado e perfeitamente adaptado até ao dia em que se dá a grande epifania e se assume como homossexual. Decidido a mudar de rumo, parte para a Florida onde arranja um esquema de pedidos de indemnizações que lhe garantem um luxuoso estilo de vida. Tudo parece correr-lhe de feição até ao dia em que é preso por fraude. E será durante essa estada num estabelecimento prisional que encontrará Phillip Morris, cujo amor arrebatado o levará às mais inconsequentes e arriscadas decisões...
 
5. Revolutionary Road (2008)
Nos Estados Unidos dos anos 1950, Frank e April Wheeler procuram ter uma existência diferente, guiados por altos ideais. Mas acabam por tornar-se naquilo de que queriam fugir: um casal dedicado a criar os filhos, a tentar sobreviver aos seus dramas de relacionamento, deixando pelo caminho os seus sonhos e ilusões. Mas April ainda sonha em mudar de vida.
 
6. Corações Solitários (2006)
Baseado em factos verídicos,  segue a história de dois assassinos, Martha Beck e Raymond Fernandez, que ficaram conhecidos por esse nome na América do final dos anos 1940. Enquanto os crimes se sucedem, uma dupla de detectives inicia uma perseguição para os capturar.
 
7. Monstro (2003)
A história de Aileen Wuornos, uma prostituta condenada à morte depois de ter sido acusada do homicídio de seis homens. Apesar de ter confessado os crimes, Wuornos alegou sempre que foram em legítima defesa. Ao fim de 12 anos no corredor da morte, foi executada em 2002, na Flórida.
 
8. Beleza Americana (1999)
A família de Lester Burnham é, aparentemente, uma família como todas as outras. Mas o que se vê nem sempre corresponde à realidade. Lester está a sofrer uma crise de meia-idade e as suas depressões complicam a já péssima relação que tem com Carolyn e Jane, a mulher e filha…
 
9. Thelma e Louise (1991)
Thelma  e Louise são amigas. Ambas vivem relações amorosas insatisfatórias, pelo que decidem fazer-se à estrada para uns dias de liberdade absoluta. Porém, à saída de um bar, Louise acaba por matar um homem que tentava violar Thelma e ambas se transformam em fugitivas da justiça. 

10. Sangue por Sangue - Director's cut (1984)
Marty contrata um detective para seguir Abby, a mulher, por suspeita de infidelidade. Efectivamente, Abby envolveu-se com um dos empregados do bar que pertence ao marido. Quando tudo se confirma, Marty paga uma elevada quantia ao detective para mandar assassinar a mulher e o amante. Porém, quem acaba por se tornar vítima é ele próprio...

 
Terror/Thriller:
1. São Valentim Sangrento (2009)
No passado, um grupo de mineiros ficou soterrado devido um gesto irreflectido de Tom Hanniger. Um ano após o sucedido, no dia 14 de Fevereiro, Harry Warden, o único mineiro sobrevivente, acordou do coma e assassinou selvaticamente 22 pessoas da cidade. Dez anos depois, Tom regressa à cidade para enfrentar o passado. Mas nesse dia de São Valentim, aniversário do massacre, um homem mascarado de mineiro percorre a cidade em busca de vingança.

2. Terror no Dia de S. Valentim (2001)
Um filme de terror na linha cinematográfica de Mitos Urbanos (do mesmo realizador), que conta com a ex-Bond Girl Denise Richards como cabeça-de-cartaz. O cenário é o mesmo: o campus universitário. A trama centra-se num grupo de quatro amigas que recebem um cartão mórbido alusivo ao dia dos namorados.

3. De Olhos Bem Fechados (1999)
A derradeira obra de Kubrick (1928-1999), a partir de uma novela de Arthur Schnitzler. O filme, tornou-se um projecto pessoal do (então) casal Tom Cruise e Nicole Kidman, que se dedicaram de corpo e alma a encarnar um casamento em crise após a mulher revelar ter-se sentido atraída por outro homem. O marido decide-se então a experienciar a sensualidade e o risco do desejo para além das fronteiras da fidelidade.

4. A Noiva de Chucky (1998)
Mesmo antes de morrer, o psicopata Charles Lee Ray, mais conhecido por Chucky, recorreu a uma prática vudu para transferir a sua alma para o corpo mais próximo. Mas nem tudo correu bem e, em vez de se transferir para um homem, Chucky reencarnou num boneco mais vendido desse ano. Tudo aconteceu há dez anos. Mas desta vez a história é enriquecida com Tiffany, que dá origem a uma nova onda de assassinatos, amor e traição...

5. Um Homicídio Perfeito (1998)
Remake do filme Chamada para a Morte, de Alfred Hitchcock. Steven Taylor (Michael Douglas) é um industrial milionário, bem sucedido no mundo da alta-finança nova-iorquina. Mas falta-lhe o essencial: o amor e fidelidade de Emily Bradford, a sua mulher, que ele diz orgulhosamente ser a sua "mais preciosa aquisição". 

6. Drácula de Bram Stoker (1992)
A originalidade deste Drácula – excessivo, "operático", como se diz sempre em relação ao cinema do realizador italo-americano – foi Coppola ter estabelecido uma ligação entre sangue e doença e vampirismo e cinema; nisso, antecipando, por exemplo, o que faria o recente Shadow of the Vampire.

7. Dormindo com o Inimigo (1991)
Laura e Martin parecem um casal perfeito. Porém, dentro de portas ela vive em constante terror. Para escapar à tortura, simula a sua própria morte e, com uma nova identidade, foge para outra cidade. Mas, quando Martin descobre que a morte foi um embuste, Laura está de novo em perigo.

8. Atracção Fatal (1987)
Nomeado para seis Óscares, incluindo melhor actriz, realizador e filme, foi um dos filmes que mais marcou o final da década de 1980. Apesar de um argumento aparentemente pobre – um advogado casado tem um caso de fim-de-semana com uma executiva que, ao ver-se rejeitada, passa a persegui-lo –, o filme transformou-se num verdadeiro fenómeno cultural. 

9. O Massacre de Chicago (1967)
Uma rigorosa reconstituição dos acontecimentos que levaram ao chamado "Massacre do dia de S. Valentim" em que pistoleiros a cargo de Al Capone assassinaram numa garagem vários membros de um gang rival. 

10. Os Amantes Crucificados (1954)
Uma história de amor adúltero que termina com os amantes crucificados. Como habitualmente em Mizoguchi, a temática social (a repressão imposta pela tradição e pelos costumes) mistura-se com a metafísica, com a morte como derradeira comunhão entre os amantes.