Design

Google junta-se à Ivyrevel para criar um vestido que é a sua cara

A aplicação Code Couture regista informação sobre a vida de uma pessoa durante uma semana e cria um design à medida.

Ver a informação sobre corridas, histórico de sono e alimentação organizada numa aplicação com gráficos bem desenhados já é suficientemente apelativo – quem não passou já horas a estudar ao pormenor a evolução de algum destes aspectos? Agora, o Google e a marca de roupa Ivyrevel juntaram-se para desenvolver uma aplicação que desenha vestidos à medida, com base nos dados da actividade de cada pessoa.

Normalmente um alfaiate iria recolher as medidas do peito, cintura e ancas para criar um vestido à medida, mas a Coded Couture vai mais além: regista os horários, as actividades preferidas, os percursos e os locais que a pessoa visita durante sete dias e cria um design a partir dessa informação.

É essencial, claro, que o utilizador se faça acompanhar pelo smartphone onde quer que vá. À medida que a semana avança e que a aplicação vai recolhendo mais dados, pode acompanhar a evolução do design do vestido. No final, falta ainda definir alguns aspectos: pode pedir um vestido para usar para o trabalho, uma festa ou uma gala e escolher entre diferentes materiais e adornos.

Criada em 2013, a Ivyrevel  é uma marca de roupa apoiada pela H&M, que se apresenta como uma “casa de moda digital para a nossa geração” – referindo-se aos millennials – e cria colecções baseadas nas últimas tendências. Para apresentar a aplicação criada em parceria com o Google – que tornou possível a vertente de engenharia – a blogger sueca Kenza Zouiten (co-fundadora da marca) criou o primeiro vestido Coded Couture e apresentou-o num vídeo publicado na conta de Youtube da marca.

A Ivyrevel convidou também um grupo de bloggers – entre elas, Angelica Blick, Janni Delér e Iva Nikolina Juric – para testar a aplicação em fase beta e partilhar as suas histórias nos próximos tempos. A aplicação deverá estar disponível para todo o mundo ainda este ano.