Conselhos
O que fazer para combater o frio?
Conselhos sobre o que comer e o que vestir por estes dias.
É Inverno, mas temperaturas baixas só agora começam a surgir. A partir da noite desta terça-feira o tempo vai ficar significativamente mais frio. No Norte e Centro do país as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os cinco ou seis graus Celsius, alerta a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), num comunicado. Já as temperaturas mínimas ficarão entre os zero e quatro graus Celsius, na generalidade do território. No interior do país poderão registar-se números negativos: até - 8ºC.
O que fazer para combater o frio? É importante manter o corpo quente e hidratado. Evitar excessos de café e moderar a ingestão de bebidas alcoólicas, aconselha o director-geral de Saúde, Francisco George, em conferência de imprensa, na segunda-feira. As bebidas alcoólicas provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo.
O frio intenso pode reduzir a sensação de sede, provocar subidas na glicemia e aumentar o risco para pessoas com doença cardiovascular. Por isso, é importante que faça refeições mais frequentes e mantenha-se hidratado, bebendo água ao longo do dia, aconselha a Direcção-Geral de Saúde (DGS) na sua página na Internet.
Mas a hidratação não se faz só com água, pode ingirir infusões ou tisanas (evite bebidas açucaradas) e comer sopa, um “hidratante enriquecido em nutrientes”. E há outros alimentos que fornecem água e substâncias com capacidade antioxidante como os frutos e os vegetais da época: romãs, tangerinas, dióspiros, abóboras ou beldroegas.
Embora o sol se mantenha a brilhar, nesta altura do ano, a exposição solar diminui substancialmente, por isso, é importante consumir alimentos com teores mais elevados em vitamina D como a sardinha, o atum ou a cavala, refere ainda a página da DGS.
Francisco George dá ainda mais alguns conselhos úteis: estar protegido do frio, reforçar os agasalhos e aquecer a casa. Mas quando aquece a casa, tenha em atenção que há fontes de calor que podem representar riscos de incêndio e intoxicações. Cuidado com braseiras e aquecimentos a gás.
Também a ANPC alerta para perigos comuns quando se registam estas temperaturas: intoxicações pela “inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras”; “incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras".
Quando sair à rua, já sabe, vestir várias camadas de roupa é o melhor segredo para combater o frio. E se não liga à sua mãe ou ao seu avô há algum tempo, aproveite para os contactar por estes dias, assim como aquela vizinha mais velha, para saber como estão, lembrar-lhes que está frio e dar-lhes alguns destes conselhos.