Eleições nos EUA
Em stress por causa da vitória de Trump? Limpe o frigorífico
Limpezas, ir ao cabeleireiro ou fazer uma viagem... qualquer coisa, mas mantenha-se afastado das redes sociais.
Quarta-feira foi um dia difícil para muitos dos que não esperavam a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas, para aqueles que têm dificuldade em acreditar que os EUA optaram por um homem às voltas com a justiça, para não falar do ódio, do racismo e machismo que verte dos seus discursos.
O stress antes das eleições já existia, mantém-se depois e, por isso, muitos jornais e sites dedicaram-se a falar com especialistas e psicólogos para ajudar os seus leitores que se sentem defraudados e decepcionados com o resultado eleitoral.
A revista Psychology Today publicou "Cinco dicas para lidar com choque e pânico pós-eleição", começando com o conselho de "fazer algo produtivo". "Faça algo que lhe dê uma sensação temporária de ter algum controlo, mesmo se estiver a limpar o seu frigorífico", cita a Reuters.
Também a revista Cosmopolitan propõe "14 maneiras eficazes de lidar com a ansiedade pós-eleitoral". Por exemplo, um conselho importante, não andar pelas redes sociais, onde se lê tanta coisa que nos pode deixar mais irritados. "Cuidar de si mesmo" é outra sugestão, por exemplo, ir fazer as unhas ou uma pequena viagem que nos distraia do que se passa no mundo.
Pode ainda falar com alguém da sua confiança sobre o que se passou e, em última instância, se sentir que precisa mesmo de ajuda, então consulte um especialista.