DR

Eleições nos EUA

O que significa o roxo usado por Hillary no seu discurso de derrota?

A candidata democrata à Casa Branca perdeu e vestiu-se de escuro. Um símbolo de tristeza, mas também de esperança.

Foi com um atraso de mais de uma hora que Hillary Clinton fez o seu discurso de derrota e assim que entrou na sala de um hotel em Nova Iorque, nos EUA, era visível a opção escolhida pela candidata democrata, pelo seu marido e também pela mulher do seu candidato a vice-presidente – o roxo dominava o pequeno palco.

Um fato sóbrio de fazenda de um cinzento muito escuro, de Ralph Lauren, com as abas do casaco a condizer com a blusa roxa. Bill Clinton trazia uma gravata da mesma cor; assim como Anne Holton (mulher de Tim Kaine) vestia um longo colete roxo por cima de um vestido preto. Luto pela derrota? Afinal o roxo é sinal de tristeza e utilizado, na sociedade ocidental, no luto.

Não. O roxo, cor conseguida com a mistura das cores primárias azul (usada pelo Partido Democrata) e vermelho (usada pelo Partido Republicano) é também a cor que simboliza o bipartidarismo e é aplicado na pintura do mapa dos EUA para mostrar os estados oscilantes, os chamados purple states – aqueles que uns anos votam democratas e outros republicanos.

Assim, o uso do roxo pode ser interpretado como um apelo à união, aliás, no seu discurso, Hillary fez a constatação de que nunca antes se tinha visto o país tão “profundamente dividido”, como durante estas eleições para a Presidência, mas declarou: “Eu continuo a acreditar na América e sempre acreditarei.”

Se na Igreja Católica o roxo é uma cor usada nos paramentos, as roupas dos sacerdotes, durante o período da Quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa, como símbolo de tristeza e de penitência; na Igreja Metodista, na qual Hillary bebe as suas raízes religiosas, também a cor tem o mesmo significado. E, também no seu discurso, a candidata não deixou de citar as Escrituras e John Wesley, o fundador dos metodistas: “Faz todo o bem que puderes, a todas as pessoas que puderes, de todas as maneiras que puderes, contando que o consigas fazer.”

O roxo é também a cor do movimento gay e anti-bullying, lembra a revista Elle. E foi também a cor usada pelo movimento das sufragistas, que vestiam de branco – cor que Hillary Clinton usou na convenção do Partido Democrata quando este a escolheu, em Julho, para candidata à Casa Branca – e punham faixas roxas por cima das suas roupas.