Marca portuguesa
As Maria Maleta são malas dois em um
Marca portuguesa foi lançada em Setembro de 2013 e exporta já 70% da sua produção.
Ana Neto e Daniela Marques cresceram em São João da Madeira, uma das cidades portuguesas mais reputadas pela sua indústria de calçado (e que acaba de abrir um museu dedicado ao sector). Nenhuma tem ligação académica à moda – Ana é farmacêutica e Daniela é gestora e comercial numa empresa de saúde –, mas a vontade de criarem um projecto juntas e o background familiar em fábricas de calçado levou à criação, em 2013, da Maria Maleta: uma marca de malas em pele e reversíveis.
“Não quisemos sapatos porque já há muitos projectos nacionais bons, com qualidade e muito peso no mercado. Decidimos ir pelo caminho das malas, ainda havia espaço para fazer algo diferente apesar de ser um mercado muito difícil e com muita concorrência”, justifica Ana Neto ao Life&Style.
Pegando na experiência sobre materiais e produção ganha em visitas a feiras de calçado com familiares, surgiram, então, as primeiras Marias Maletas – malas em pele com um formato diferente do habitualmente usado no dia-a-dia e para as Marias. O nome tinha de ser português, realça Ana, e afinal, diz entre risos, “todos temos uma mulher na família que se chama Maria”.
A primeira clutch (mala de mão) foi feita só com um material. “Fizemos os primeiros protótipos na fábrica do meu pai e portanto tinham de ser materiais utilizados em sapatos. Mas percebemos que, com este modelo, havia a possibilidade de fazer dois lados distintos. E quisemos que isso fosse o conceito da marca: uma mala com duas texturas ou duas tonalidades distintas para poder ser mais versátil para a mulher”, explica Ana Neto.
Além do factor reversível, as clutches Maria Maleta têm outro elemento distintivo: um elástico, o mesmo material utilizado nas laterais do modelo de botas Chelsea, que vai buscar inspiração às agendas e cadernos tipo Moleskine para fechar a mala.
Com três anos de vida, a Maria Maleta exporta já cerca de 70% da sua produção – primeiro criaram as clutches (entre os 62 e os 140 euros), agora têm o modelo fanny pack (85 euros), o bucket (189 euros), mochilas (165 euros), igualmente reversíveis, e acessórios em pele para sapatos (35 euros). “Percebemos que tínhamos capacidade e estrutura para fazer isso”, atesta Ana.
Nos planos para o futuro, está uma linha para homem e uma mala para mamãs com vários compartimentos. “Nem sempre vai ser possível o reversível, temos essa noção, mas queremos que tenham sempre pormenores que identifiquem a marca, ou pelo elástico ou pelo próprio design da peça”, diz.
As Marias Maletas estão à venda online e em dois pontos de venda físicos, na loja The Feeting Room (Largo dos Lóios, Porto) e no hotel Six Senses Douro Valley.