AFP/FREDERIC J. BROWN e Justin TALLIS

Família real britânica

Príncipe Harry confirma namoro com Meghan Markle e pede respeito

Comunicado oficial do Palácio de Kensington condena “insultos e assédio” à actriz e à sua família.

A relação do príncipe Harry com a actriz norte-americana Meghan Markle, celebrizada pelo seu papel na série de televisão Suits, foi notícia em tablóides e revistas ainda antes de ser confirmada: especulou-se o local onde se conheceram, quando começaram o namoro, escreveu-se sobre a etnia de Markle. “Isto não é um jogo”, diz Harry num comunicado oficial do Palácio de Kensington que condena a “onda de insultos e assédio” à sua namorada.

No comunicado publicado esta terça-feira nas redes sociais da família real britânica, o Palácio de Kensington reconhece e valida a “curiosidade” em torno da vida privada do príncipe – “que trabalhou arduamente para desenvolver uma relação profissional com a comunicação social, focada no seu trabalho” – mas acusa a imprensa de ter ido longe de mais, referindo as “difamações na primeira página de um jornal nacional, conotações raciais em comentários, sexismo e racismo nas redes sociais.”

“O príncipe Harry está preocupado com a segurança de Meghan Markle e profundamente desapontado por não ter conseguido protegê-la. Não está correcto que, com alguns meses de relacionamento, Meghan Markle seja alvo de uma tempestade”, reforçam no comunicado, mencionado as “batalhas legais nocturnas para impedir que histórias difamatórias cheguem aos jornais”, as chantagens ao ex-namorado de Markle e os paparazzi acampados à porta da casa da actriz, dificultando a entrada dos seus familiares.

Um correspondente da BBC para os assuntos relativos à família real explica que o comunicado mostra a determinação de Harry em proteger esta relação e comenta que no Reino Unido os jornalistas deverão aceder ao pedido de privacidade de Harry, mas considera “improvável que o comunicado tenha o mesmo impacto em publicações estrangeiras, uma vez que existe um interesse financeiro considerável” nas histórias sobre a relação entre o príncipe e a actriz norte-americana.

As primeiras notícias da nova relação entre Harry, de 32 anos, e Meghan Markle, de 35, surgiram na última semana, no The Sunday Express, que avançava que o casal se conheceu em Maio, durante uma viagem de Harry ao Canadá, onde Markle estava a gravar a série Suits. Além de actriz, Markle tem um blogue de lifestyle, trabalhou com as Nações Unidas em questões de igualdade de género e é embaixadora global da organização humanitária World Vision Canada. 

A última relação pública e oficial de Harry foi com Cressida Bonas, que o acompanhou ao casamento do irmão William, com Kate Middleton, em 2011.