DR

Design

Há uma lista de espera para os lápis de cor de Karl Lagerfeld – custam 2600 euros

O criador de moda desenhou uma caixa de coleccionador para uma edição limitada de lápis Faber-Castell. Há já uma lista de espera no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque.

São 350 instrumentos de desenho da marca alemã de materiais artísticos Faber-Castell, alinhados num pequeno móvel em acrílico preto com várias prateleiras, desenhado pelo criador de moda Karl Lagerfeld – a KarlBox está à venda desde 1 de Setembro por 2850 dólares (2590 euros à taxa de câmbio actual) e está esgotado na loja do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa).

A caixa inclui lápis, marcadores, carvão, pincéis para aguarela, todos alinhados por cores (há uma gaveta para cada tom: amarelos, vermelhos, azuis, verdes, castanhos, cinzentos). Ao abrir, no topo, o perfil-ícone de Lagerfeld, com o seu rabo-de-cavalo.   

Cada lápis, calcula a Quartz, vale 12 dólares (10,90 euros), mas apesar do preço avultado há uma lista de espera. “Para estetas obcecados com o trabalho de Lagerfeld, o preço não é tão difícil de justificar – os últimos casacos Chanel de tweed desenhados pelo designer de moda de 83 anos são vendidos, pelo menos, pelo dobro do preço”, realça a publicação.  

A colaboração de Lagerfeld com a Faber-Castell resulta do fascínio e interesse do criador pelo mundo do desenho e da ilustração. “Queria ser ilustrador, por isso estudo todos os livros de vestuário, de qualquer tipo de período, e tentei fazer ilustrações”, disse numa entrevista em 2013, no Lincoln Center, citado pela Quartz. Os seus rascunhos e desenhos estão pendurados nas lojas Chanel, Fendi e Karl Lagerfeld em Paris e Roma.

Na loja online do MoMa é possível encomendar a KarlBox por 2850 dólares, valor ao qual acresce 205,90 dólares (187,40 euros) de portes de envio para Portugal – e é estimado que volte a estar em stock a 31 de Outubro.