DR

beleza

Rugas? Há um creme e uma máquina que fazem milagres temporários

A Swiss Perfection alia os seus produtos de beleza a uma máquina que alivia os sinais mais pesados e as imperfeições de qualquer rosto.

O espaço é o do Spa do Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, o gabinete é o mesmo onde pode ser feita uma massagem, mas o que vamos fazer é um tratamento com uma abordagem médica, explica Monika Kolakowska, directora-executiva da Swiss Perfection e, para tal, é preciso uma máquina. A Swiss Perfection é mais do que uma marca de produtos de beleza, uma vez que além da investigação que faz para os produtos que vende, tem também uma clínica anti-idade em Montreux, na Suíça.

As principais clientes desta marca suiça de tecnologia celular estão na Ásia, mais concretamente no Japão e na Coreia do Sul. Em Portugal, apenas o spa do Ritz tem estes tratamentos, mas os seus produtos podem ser comprados na Perfumes e Companhia, informa a responsável, que esteve um dia em Lisboa para apresentar a marca à comunicação social.

O objectivo dos tratamentos é rejuvenescer a pele, dar-lhe luminosidade e vitalidade. Catarina, a terapeuta, explica que a Swiss Perfection descobriu o segredo da juventudo na raiz de uma planta, a Iris Germânica, que aguenta elevadas temperaturas negativas, sem morrer. Portanto, os cremes e outros produtos têm ingredientes naturais, nomeadamente a Iris (aliás a patente está registada e chama-se Cellular Active Irisa), que foi desenvolvida pela equipa de cientistas da Swiss Perfection.

O tratamento começa com uma massagem facial de relaxamento, de ombros e decote, o que ajuda a libertar a tensão que se traz da rua e do dia-a-dia de preocupações. Depois é feita uma limpeza profunda da pele. Catarina observa-a e conclui que é mista com tendência a oleosa, mas em determinadas partes está desidratada. A partir desta análise, recomenda o tratamento mais adequado.

O Ritz oferece quatro: tratamento iluminador celular (550 euros), que aclara as manchas da pele, deixando-a mais uniforme; tratamento purificante celular (550 euros) para peles com imperfeições e tendência acnéica; tratamento rejuvenescedor celular (650 euros) para as rugas; e o tratamento de firmeza exclusivo (795 euros) que atenua os sinais de envelhecimento, tonifica e melhora a firmeza da pele, ao mesmo tempo que acelera a renovação celular, além de atenuar as rugas.

É este último que vamos fazer. Depois da limpeza, Catarina põe uma máscara facial com a ajuda de dois pincéis de rosto de forma a, em simultâneo, acalmar e limpar a epiderme. De seguida, é feita uma massagem facial de esfoliação, mais intensa e que limpa as camadas mais superficiais e também as mais profundas da pele, de maneira a prepará-la para o tratamento com a máquina criada para o efeito. Chama-se Anti-aging transdermal skin system e foi inventada por Philippe Simonin, um dermatologista francês, e é usada por outras marcas como a La Prairie. O objectivo desta máquina é, através de pequenos choques eléctricos, estimular a pele nas camadas mais profundas, ao nível dos fibroblastos, circulação sanguínea e produção de colagénio, debita Catarina.

Não são choques eléctricos o que sentimos no rosto, mas calor e depois um formigueiro. À medida que se deixa de sentir o formigueiro, a potência da máquina pode ser aumentada, de maneira a estimular mais a circulação, diz a terapeuta. Há zonas mais sensíveis como à volta dos olhos ou entre o lábio e o nariz. Mas o tratamento é perfeitamente suportável, sobretudo quando a promessa é eliminar as rugas.

“Pode ser feito semanalmente”, diz Catarina. Sim, pelas pessoas que têm património no valor de um milhão de euros e que poderão vir a ser taxadas pelo Governo, penso eu, já que cada tratamento custa 795 euros. “Também pode ser feito dia sim, dia não”, continua a terapeuta. E há quem faça? Sim, responde, o ideal será fazer, durante um mês todas as semanas e depois disso fazer uma vez por mês para manter o resultado, recomenda. O tratamento é caro porque tem muita investigação por detrás, justifica.

Terminada a parte da máquina, é feita uma última máscara facial recorrendo a uma ampola de colagénio (uma caixa, para continuar o tratamento em casa, pode custar cerca de 700 euros) e é feita uma massagem com força, sobretudo na linha que separa o rosto do pescoço com o objectivo de dar firmeza à pele.

Uma hora depois, o tratamento termina e Catarina aumenta a luminosidade da sala para mostrar, num espelho, as mudanças. É certo que as pequenas rugas de expressão estão mais suaves, quase desapareceram. E ao passar com os dedos, mal se sente os vincos que as rugas provocam na pele.

A sensação e a suave mudança faz-se sentir nos dias seguintes, ninguém nota senão aqueles que nos são mais próximos, até que, terminado o efeito, olhamos para o espelho e suspiramos por não sermos da tal classe média que tem casas de um milhão de euros. No entanto, os cremes, como Cellular Moisturizing Day Cream ou o Serum são óptimas opções para manter a pele com um ar rejuvenescido.

O Life&Style fez o tratamento a convite do Spa Hotel Ritz Four Seasons Lisboa

Tratamentos Swiss Perfection
Iluminador celular (550 euros)
Purificante celular (550 euros)
Rejuvenescedor celular (650 euros)
Firmeza exclusivo (795 euros)

Spa Ritz
Hotel Ritz Four Seasons
Rua Rodrigo da Fonseca, 88, Lisboa
Telef: 213 811 400