Perfumaria
As primeiras fragrâncias de Christian Louboutin
Designer criou três perfumes para mulheres com personalidades distintas.
O icónico vermelho das solas Louboutin saltou dos sapatos para as unhas e depois para os lábios – o criador entrou na indústria de beleza pela primeira vez em 2014 e dois anos depois expande a sua linha com uma estreia no mundo das fragrâncias.
Os três primeiros perfumes do criador francês são: Bikini Questa Sera, com notas de jasmim e tuberosa; Tornade Blonde, com rosa vermelha, violeta e cassis; e Trouble In Heaven com íris, patchouli e tonca e nenhum tem notas cabeça, base ou coração; são constituídos, antes, por uma “sensação singular”: “A arquitectura de cada fragrância imita a batida de uma única nota alta de uma tecla de piano. O aroma é como um vibrante ‘ping’ que se mantém inalterado – que reverbera em linha recta, de cima para baixo – e é precedido por uma aura sonora”, explica Louboutin.
“Quero dar às mulheres os meios para se expressarem e deliciarem na sua feminilidade. Queria que estas fragrâncias melhorassem um aspecto da sua personalidade ou, talvez, revelassem algo sobre elas que ninguém soubesse antes”, diz o criador, reforçando que é isto que tenta “evocar com os sapatos e agora com a alquimia da fragrância”.
Os frascos de perfume, com vidro ondulado em tons de dourado, vermelho e roxo, e com uma abertura no meio a fazer lembrar um salto de sapato, foram desenhados por Thomas Heatherwick.
As três fragrâncias, apresentadas em Lisboa – cidade de eleição do criador francês para apresentações especiais, como a colaboração com a marca Sporty Henri para vestir a delegação olímpica cubana; e onde tem casa, em Alfama – estão já à venda nos armazéns Selfridges por 215 libras (o equivalente a 253,70 euros, à taxa de câmbio actual).