Design
Iris Apfel lança colecção de moda inspirada no seu estilo
O ícone de moda defende que o trabalho árduo é a sua “salvação”.
Iris Apfel, decoradora e ícone de moda, é conhecida pelos seus óculos redondos, pretos, de massa, pela bijuteria grande e multicolorida e os padrões extravagantes. Aos 95 anos, celebrados a 29 de Agosto, lançou uma colecção de moda com os armazéns nova-iorquinos Macy’s e acredita que continuar a trabalhar é a única maneira de envelhecer de forma graciosa.
O estilo de Apfel serve de inspiração para a colecção-cápsula de 40 peças Iris Meets INC, com a marca INC International Concepts do Macy’s, e tem vestidos, calças e saias com estampados psicadélicos. E muitas pulseiras. “Eu uso imensas bijuterias e muitas pulseiras”, confessou à revista Forbes no lançamento da linha de roupa, cujo preço por peça não ultrapassa os 200 dólares.
Numa série de entrevistas a propósito da nova colaboração no mundo da moda, Iris Apfel explica ainda que “o trabalho árduo” é o seu “remédio e salvação”. “Aconselho todos a amarem o que fazem e a trabalhar arduamente nisso”, defende.
Iris Apfel começou a sua carreira numa empresa têxtil, que montou com o seu marido, Carl, e a levou a viajar por todo o mundo em busca de tecidos artesanais únicos. Seguiram-se os projectos de design de interiores para nove presidentes dos Estados Unidos na Casa Branca.
“Os jovens de hoje não querem ser aprendizes, não querem começar debaixo, não querem aprender nada. Querem todos a passadeira vermelha e o escritório do canto. Acho isso terrível”, critica Apfel.
Apfel tem tido um ano recheado de parcerias: a marca de automóvel Citroën escolheu-a para a campanha publicitária do modelo DS 3, é o rosto da marca australiana de pronto-a-vestir Blue Illusion e a loja de moda parisiense Le Bon Marché dedicou-lhe uma exposição em Março.