• Calças de ganga
    Calças de ganga "mom fit" da Pull&Bear, 25,99 euros
  • Calças em ganga rosa pastel da Zara, 25,95 euros
    Calças em ganga rosa pastel da Zara, 25,95 euros
  • Mom jeans da H&M, 17,99 euros (em saldos)
    Mom jeans da H&M, 17,99 euros (em saldos)
  • Mom jeans com bordado floral na parte lateral da Pacsun, 73,66 euros
    Mom jeans com bordado floral na parte lateral da Pacsun, 73,66 euros
  • Modelo da Topshop em ganga preta, 55 euros
    Modelo da Topshop em ganga preta, 55 euros
  • Calças
    Calças "mom fit" da Bershka, 25,99 euros
  • Mom jeans com aplicação de estrelas, 49,28 euros na Asos
    Mom jeans com aplicação de estrelas, 49,28 euros na Asos
  • Calças
    Calças "mom fit" brancas com rasgões da Stradivarius, 7,99 euros (em saldos)
  • Mom jeans da Urban Outfitters, 55 euros
    Mom jeans da Urban Outfitters, 55 euros
  • Mom jeans com riscas da Topshop, 26 euros (em saldos)
    Mom jeans com riscas da Topshop, 26 euros (em saldos)
  • Modelo
    Modelo "Wedgie" da Levi's, 80 euros
  • Calças de ganga
    Calças de ganga "mom fit" da Zara, 25,95 euros
  • Mom jeans com bordados da Asos, 54,93 euros
    Mom jeans com bordados da Asos, 54,93 euros
  • Calças de ganga
    Calças de ganga "mom fit" brancas com estampado Looney Tunes da Pull&Bear, 35,99 euros
  • Mom jeans com bordado lateral da Primark, 21 euros
    Mom jeans com bordado lateral da Primark, 21 euros
  • Calças da Forever 21, 25 euros
    Calças da Forever 21, 25 euros

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As "mom jeans" voltaram e não são só para as mães

As calças de ganga de cintura subida e canela afunilada dos anos 1980 são agora procuradas por jovens da geração Z.

Cintura alta, acima do umbigo, ganga de tom índigo lavado, pernas mais afuniladas. Era assim uma das silhuetas de calças dos anos 1980 e 1990, considerada pouco lisonjeira e com pouco estilo, apesar de mais confortáveis. As mom jeans, como ficaram conhecidas, já não são alvo de paródia e a procura pelo modelo aumentou 250% entre Outubro de 2015 e Maio de 2016, em comparação com o ano anterior, com base nos dados da rede social de compras Polyvore.

Este modelo de calças regressa após o anunciado adeus às skinny jeans, as calças de ganga justas às pernas que reinam desde meados dos anos 2000 – o britânico Telegraph escrevia, em Fevereiro deste ano, que o mundo da moda tinha chegado a “um consenso” e as calças de ganga justas tinham morrido, indo a coroa agora para uma silhueta mais solta e sem ganga elástica; o influente blogue de moda WhoWhatWear comprovou o declínio de popularidade das skinny jeans com fotografias de celebridades.

Ainda assim, estas calças de ganga continuam nas prateleiras das lojas mas “o cliente agora compra um modelo de calças adicional para complementar a sua opção skinny”, diz Jacqui Markham, directora global de design da marca de moda rápida britânica Topshop ao jornal The Guardian, confirmando que “houve um grande surto na procura de mom jeans”.

 

 

What's up beautiful? Featuring my @pacsun denim #pacsundenim #ItalianDays

Uma foto publicada por Chiara Ferragni (@chiaraferragni) a

 

A procura maior das mom jeans é por parte de jovens com entre os 18 e os 24 anos e o Polyvore afirma que estas calças de ganga são 161% mais populares entre a geração Z (a designação mais utilizada para referir o grupo de jovens nascidos entre 1994 e 2012) do que na geração Milénio (nascidos entre 1980 e 1993). Um dos motivos que atrairá os jovens será a utilização destas mom jeans por celebridades como a modelo Kendall Jenner e bloggers como a italiana Chiara Ferragni, do The Blonde Salad.

Apesar de mais populares, há quem não esqueça o sketch de 2003 no programa Saturday Night Live, onde Tina Fey, Rachel Dracht, Maya Rudolph e Amy Poehler promovem, em jeito de paródia, uma marca de calças apenas para o corpo das mães: “À procura de algo para dar à sua mãe? Neste dia da mãe, não lhe dê um perfume, dê-lhe algo que diga ‘já não sou uma mulher, sou mãe'.” Mas “às vezes, as mom jeans podem ser mágicas, inesperadas e mesmo aquilo que se precisava para elevar um outfit do aborrecido ao extraordinário”, comenta o Huffington Post, que descreve estas calças como “a irmã mais velha, mais cool, das skinny jeans”.

A Quartz descreve esta estação quente como “o Verão das mom jeans”. As lojas de moda rápida estão cheias de opções desde o tom índigo original à ganga escura ou preto, com rasgões, bainhas desfiadas ou apliques – “Nos últimos três meses, as novidades de mom jeans subiram 101%”, adianta à Quartz Katie Smith, analista da Edited, uma empresa que acompanha e analisa as tendências de e-commerce, atestando que Junho foi o mês em que se detectaram mais calças destas nas lojas online desde que a tendência começou a ganhar força, “por volta de Julho de 2014”.

Para evidenciar a cintura, estas calças podem ser utilizadas com t-shirts, tops ou camisolas por dentro ou com um cinto. No fim das calças, uma dobra, a mostrar o tornozelo. Em fotogaleria, algumas sugestões.