Alimentação
Vai à praia? Saiba quais os snacks saudáveis que pode levar
A nutricionista Mariana Abecasis seleccionou as melhores refeições rápidas para levar para a praia e não fugir à alimentação saudável.
Agosto é, para muitos, mês de férias, de praia e calor. Para esses dias, onde é fácil cair na tentação e no facilitismo dos gelados, das bolas de Berlim ou das sandes, a alimentação não pode ser deixada de lado. A nutricionista Mariana Abecasis falou com o Life&Style e deu algumas dicas sobre as escolhas mais saudáveis a fazer na hora de encher a geleira rumo à praia.
As opções saudáveis são úteis não só para a dieta, mas também para a hidratação, que é um aspecto fundamental quando se está exposto ao calor. “É normal que quando a pessoa está na praia não tenha horários para comer, por isso é importante que vá comendo ao longo do dia para repor os níveis hormonais e os de energia”, explica.
“O calor muitas vezes tira o apetite, portanto tudo o que seja mais fresco ou rico em água é sempre uma boa opção”, defende. A fruta fresca é a preferência mais óbvia, não só porque tem alto teor de vitaminas como ainda ajuda na hidratação. A fruta de Verão como o melão ou a melancia são boas escolhas porque têm uma elevada percentagem de água e porque “o organismo precisa de mais água nesta altura”.
Não esquecer que a fruta não é suficiente para repor os níveis de água perdidos através do suor. “A pessoa no Verão quando está exposta ao calor perde muita água através da transpiração pelo que a necessidade de hidratação é muito maior. No mínimo devem beber dois litros de água, até pode adicionar rodelas de limão ou pepino para ajudar caso seja necessário”, completa Mariana Abecasis.
Tal como a fruta, os legumes como a cenoura crua são das opções mais saudáveis que pode levar para a praia, e este é até um alimento que ajuda a manter o corpo bronzeado. Cortar o vegetal em palitos ou comprar cenoura baby são opções práticas e simples.
E, se achava que o ovo fazia mal, desengane-se. O ovo cozido é rico em proteína e como snack pode ser a solução para manter o estômago satisfeito, sem recorrer a alimentos mais calóricos.
Para completar, pode ainda levar consigo fruta desidratada ou tortitas de milho que, apesar da textura crocante, são leves e baixas em calorias. “Tudo o que sejam comidas mais pesadas ou mais condimentadas devem-se evitar ao máximo levar para a praia, até porque demoram muito mais tempo a fazer a digestão e oferecem uma sensação de enfartamento muito maior”, explica a nutricionista ao Life&Style.
Se quer algo mais consistente para o almoço na praia, em vez de optar pelas sandes – normalmente mais calóricas devido ao pão –, a nutricionista sugere uma quiche light ou uma salada de tomate e mozarela.
Quiche light
Ingredientes:
4 Ovos
Iogurte natural
Cogumelos
Alho francês
Cenoura ralada
Espinafres
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparação:
Arranjar os legumes a gosto e, posteriormente, bater os ovos. Depois disto, juntar aos ovos os cogumelos, o alho francês, a cenoura e os espinafres e mexer bem. Envolver o iogurte natural (que substitui as natas) e depois o sal e pimenta. Levar ao forno cerca de 25 minutos numa forma de silicone, sem massa folhada ou quebrada. Fatias e levar para a praia.
Salada de tomate e mozarela
Ingredientes:
Rúcula ou alface
Tomate
Mozarela de búfala light
Modo de preparação:
Arranjar o tipo de verdura que deseja. Cortar o tomate em cubinhos e juntar os pedaços de queijo. Temperar com óregãos e vinagre balsâmico.
Texto editado por Bárbara Wong