João Catarré

Nutrição

Papinhas da Xica: o blogue de receitas saudáveis para bebés

O blogue foi lançado na semana passada pelo casal, que se inspirou na filha Francisca de nove meses.

Pais pela primeira vez, Sandra Santos e o marido João Catarré lançam-se no universo da blogosfera com Papinhas da Xica – um blogue onde partilham não só a experiência de serem pais, mas principalmente as receitas confeccionadas para a filha Francisca. O projecto familiar pretende dar a conhecer uma maneira saudável de alimentar os bebés, focando-se na nutrição infantil e na diversidade alimentar.

Em 2011, Sandra, que é nutricionista de formação, partiu para uma missão humanitária pela AMI, em São Tomé e Príncipe, onde trabalhou em saúde materno-infantil. O objectivo era informar as mães sobre a diversificação alimentar e a amamentação. Lá, conta Sandra, trabalhavam com o pouco que tinham e a questão de comprar comida de bebé industrializada nem sequer era colocada, porque não havia poder de compra naquelas comunidades. “O contexto de São Tomé para cá muda completamente. Em Portugal, impõe-se o problema oposto, que é evitar comprar comida processada. Temos de tentar voltar às raízes e fazer as coisas a partir de casa com alimentos da época, por exemplo”, afirma em conversa com o Life&Style.

Foi uma amiga, que estudou com Sandra e a acompanhou na missão a São Tomé e Príncipe, a culpada pelo Papinhas da Xica: foi quem incentivou a actriz e nutricionista a partilhar o seu conhecimento em nutrição infantil. “Foi em conversa com uma amiga, estávamos a comentar a nossa experiência nesta área e ela perguntou-me se eu estava a pensar fazer papinhas caseiras para a Francisca, e porque é que eu não partilhava essa informação”, conta.

Mentalizada e entusiasmada com a ideia, juntamente com o marido, Sandra começou a pensar qual seria a melhor forma de iniciar o projecto. Considerando não haver melhor maneira de comunicar nos dias de hoje do que através da Internet, nasceu o blogue Papinhas da Xica, que marca presença também no Facebook e no Instagram “para que possa chegar a toda a gente”, afirma a mãe de Francisca.

A alimentação é um dos principais factores para um crescimento contínuo e para a vida saudável de qualquer criança. O Papinhas da Xica foi uma maneira de Sandra pôr em prática o seu conhecimento técnico na área da nutrição e, simultaneamente, partilhar a experiência da maternidade com outros pais. Por outro lado, o também actor João Catarré, que desde há muito se dedica à paixão pela fotografia, está encarregue da imagem do blogue e do registo fotográfico das receitas diárias confeccionadas para a filha de nove meses.

Na Internet, encontra-se informação proveniente dos mais variados blogues e sites. Quer estes sejam institucionais ou não, essa informação é normalmente dispersa e, muitas vezes, contraditória. Isto influencia o comportamento dos próprios pais que ficam confusos com tudo o que lêem, e podem cair no comodismo de dar comida processada ao bebé em vez da caseira. “A Organização Mundial de Saúde pronunciou-se sobre a importância da confecção de refeições caseiras para bebés, mas não existem muitos guias sobre o assunto que possam ajudar os pais nesse sentido”, afirma a autora do blogue. Sandra acrescenta que ainda há muita iliteracia relativamente à informação nutricional que existe nos rótulos, que os pais das crianças simplesmente não sabem interpretar.

Neste sentido, Sandra diz que o blogue foi criado tendo em vista ser uma ajuda para os pais, ainda que, sendo nutricionista, afirme que não existem verdades inequívocas. “A nossa ideia é inspirar, e não orientar ou guiar, gosto mais da palavra inspirar. Embora eu me guie por orientações com alguma evidência científica, não existem verdades inequívocas”, explica.

A autora do blogue diz que não toma posições fundamentalistas em relação à alimentação da sua filha, declarando ser apologista de um método híbrido quando se fala no método mais recente de alimentação, o baby-led-weaning (BLW) onde é o próprio bebé que decide o que come e explora os alimentos sozinho. “A minha ideia com o Papinhas da Xica é tentar fazer um apanhado do que existe sobre cada tema e deixar essa informação à disposição dos pais, dar a minha opinião sobre a mesma e deixá-los decidir o que eles acham melhor para o seu bebé”.

Tal como a alimentação dos adultos, a infantil deve orientar-se também pela roda dos alimentos e incluir um pouco de tudo (a seu tempo). Para Sandra, os bons hábitos alimentares adquirem-se desde cedo, e por isso dá à sua filha tudo aquilo que ela pode comer na sua idade, para que Francisca se acostume: “Vamos brincando e fazendo diferentes combinações para ela se habituar e experienciar esta revolução de sabores e de aromas, que deve ser aproveitado e deve ser introduzido nesta altura porque é uma janela de tempo muito apertado e fundamental para a aquisição de hábitos alimentares futuros”.

O processo de educar um bebé no que toca à sua alimentação e saber fazê-lo de forma correcta é, para a autora do blogue, um processo demorado e exigente. “Temos de saber respeitar o bebé, mas também não podemos desistir, há aqui um equilíbrio delicado”, nota.

Sandra diz que não se aventura tanto assim na cozinha, ainda que vá inventando algumas receitas que resultam bem, e ao orgulho dessas boas combinações não se junta o gosto de Francisca que, por vezes, “faz careta” ao que a mãe lhe dá. “Não sou chef, sou nutricionista e infelizmente não sou uma mão-cheia na cozinha. Vejo receitas que já existem e, às vezes, acrescento coisas ou substituo-as devido aos valores nutricionais. Dou um twist às coisas e acabam por resultar”, diz ao Life&Style.

Apesar de ser o seu principal foco actualmente, Sandra não se dedica exclusivamente ao blogue; aliás, a mãe de Francisca desdobra-se em tarefas. Tem feito publicidade e algumas participações em séries, para tentar retomar aos poucos a sua profissão de actriz, e ao mesmo tempo termina a tese no mestrado em Tecnologias e Segurança Alimentar, ainda dentro da área da nutrição.

Quando questionada sobre a possibilidade de tornar o blogue num livro, Sandra afirma que, por enquanto, querem apenas tornar este projecto em algo sólido e com qualidade necessária para ajudar os outros pais. “O foco neste momento é conseguirmos fazer um bom trabalho com bom material para o blogue. O resto virá por acréscimo…”

Texto editado por Hugo Torres