DR

Beleza

Alicia Keys não vai voltar a usar maquilhagem

A cantora escreveu uma carta aberta a todas as mulheres e decidiu que não vai voltar a cobrir as sardas nem imperfeições da pele.

Na final da Liga dos Campeões, em Milão, no último sábado, Alicia Keys actuou num estádio cheio. A pele e o cabelo estavam ao natural. “Não quero usar esconder mais nada. Nem o meu rosto, nem a minha mente, alma, pensamentos, sonhos, esforços ou o meu crescimento emocional. Nada”, escreveu numa carta aberta no site feminista da actriz Lena Dunham, Lenny Letter.

A cantora de 35 anos escreve sobre as pressões que as mulheres sentem para obedecer a certo padrão de beleza e a sua experiência – antes de entrar no mundo do entretenimento –, é a de que “toda a gente tinha algo a dizer” sobre a sua aparência.

 


"Antes de começar a compor o meu novo álbum, fiz uma lista das coisas de que estava farta. Uma delas era a lavagem cerebral de que as mulheres sofrem para serem magras, sensuais, desejáveis ou perfeitas", explica.

Alicia Keys, que posou para a revista Fault sem maquilhagem, explica que a sua não-utilização era uma das suas maiores inseguranças e que sempre receou ser julgada se fosse vista sem base, sombra de olhos ou outros produtos de maquilhagem. “De cada vez que saia de casa, se não tivesse posto maquilhagem, ficava preocupada: ‘E se alguém quiser uma fotografia? E se a publicarem?’”.

A sessão fotográfica para a Fault foi “a coisa mais forte, poderosa, livre e honestamente bonita” que já fez, avalia. Keys espera que o movimento sem maquilhagem se torne uma “revolução”.