REUTERS/Rick Wilking

Tecnologia

Uma aplicação para embalar e acalmar o bebé na hora de dormir

Aplicação para telemóvel tem uma base musical para “acalmar bebés e pais desde os primeiros momentos, preparando e melhorando os padrões do sono”.

Acalmar o bebé e embalá-lo de volta ao sono a meio da noite não é tarefa fácil. Uma empresa portuguesa lançou uma nova aplicação que detecta o choro do bebé, distinguindo-o de outros ruídos, e reage com uma música seleccionada ou uma gravação dos pais.

Lançado pela mymaga, uma marca do empresa JP- inspiring knowledge, famosa pelo computador Magalhães, o objectivo da mymaga baby sleep é acalmar o bebé e monitorizar a qualidade de sono da criança através de registos nocturnos que possibilitam a consulta das estatísticas ao longo do seu crescimento.

A mymaga baby sleep – disponível para download gratuito na App Store e na Google Play Store a partir de 1 de Junho, Dia Mundial da Criança – é a “primeira aplicação com funcionalidade única de distinguir o choro do bebé entre todos os outros sons e ruídos”, destaca a empresa em comunicado e “baseia-se numa profunda investigação em canções de embalar de todo o mundo”.

A aplicação tem três canções de embalar compostas por Carla Baptista Alves, cantora e directora artística da mymaga, e um “gravador de voz de afecto”, que permite a gravação de mensagens de voz de familiares ou amigos. As músicas podem ser tocadas com a ordem e a frequência que os pais desejarem.

"Inspirar o conhecimento não se limita às escolas e salas de aula. A educação começa com o nascimento, nas mais diversas manifestações. Com a mymaga baby sleep, aliamos o potencial da tecnologia às oportunidades de desenvolvimento cognitivo, criativo e pessoal trazidas pela educação musical", realça Jorge Sá Couto, presidente da JP- inspiring knowledge, na comunicado de apresentação da nova aplicação.

Para descodificar o sono do bebé, existe já a aplicação Baby Decoder, criada no final de 2014 pelo enfermeiro Ricardo Roxo e o informático Nuno Nobre. Esta analisa o som do choro do bebé, comparando o som aos 40 padrões de choro incluídos na sua base de dados e esta disponível na App Store por 1,99 euros.