DR

Livro

Receitas de quatro gerações para miúdos e graúdos

Joana Andrade Nunes compilou as receitas de família da avó, da mãe, as suas e as criadas para o filho bebé e juntou-as no livro Quatro Gerações à Mesa.

A família inteira de roda das panelas borbulhantes na cozinha e, depois, todos reunidos a degustar calmamente a refeição são as memórias de infância mais marcantes de Joana Andrade Nunes. O gosto pela cozinha começou assim, com a avó e com a mãe. Foi ao baú e reuniu Quatro Gerações à Mesa, um livro com receitas do seu imaginário, umas da avó, outras da mãe e, finalmente, as suas, criadas para amigos e para o filho de um ano. No total são 100 receitas.

O livro, lançado este mês com apresentação do chef Kiko (A Cevicheria, O Talho), está dividido em quatro capítulos – "Receitas da avó", "Receitas da mãe", "As minhas receitas" e "Receitas da mamã", todos com entradas e petiscos, pratos principais e sobremesas – e reproduz “o mais fielmente possível” os segredos das avós e da mãe.  

Em Quatro Gerações à Mesa, Joana faz também uma viagem pela evolução dos hábitos alimentares. As receitas presentes no capítulo da avó são de pratos tradicionais com mais hidratos de carbono. “São refeições mais calóricas que os meus avós comiam porque os seus dias tinham uma exigência física muito maior. São pratos mais pesados mas não quer dizer que não sejam saudáveis. Por outro lado eles comiam o que agora é visto como gourmet, que são os produtos biológicos”, diz ao Life&Style. Aqui, há receitas de manteiga de castanhas tostadas, arroz de lebre, arroz doce ou papas de abóbora.

Nas receitas da mãe, tem creme de couve-flor com coentros, espetadas de legumes e tamboril em pau de loureiro ou torta de claras com doce de morango. “As mães e as avós têm sempre um dom, um toque especial para fazer certos pratos. O arroz doce da minha avó, por exemplo. A minha mãe não sabe fazer, eu sei. Foi uma receita que saltou uma geração. Mas o arroz doce da minha avó é divinal e ela ainda cozinha, portanto é sempre ela a fazer. Apesar de eu fazer e fica bom seguindo a receita, o da avó é especial”, confidencia.

No terceiro capítulo, Joana tem mais receitas – são as suas, as que criou para os amigos e foi partilhando no seu blogue Camomila Limão, escolhido pelo júri do Peixe em Lisboa e da Teka Portugal como o melhor blogue de culinária português em 2015. Sangria de espumante com especiarias, cannellone de curgete com ricotta, carpaccio de laranja com chocolate preto e amêndoa torrada. São receitas que têm atenção, também, a intolerâncias alimentares como o glutén ou a lactose.

Por fim, a quarta geração, o seu filho. Ainda não tem idade para pôr as mãos na massa e por isso é Joana a criar-lhe receitas e não a criança. "As receitas da mamã" dividem-se aqui em quatro etapas: pratos para bebés a partir dos quatro meses, a partir dos seis meses, dos nove e dos 12.

Joana reconhece que o dia-a-dia actual “é muito diferente do dos avós” – é mais rápido e impõem-se refeições também rápidas. Mas continua a privilegiar “o prazer único de juntar a família à volta da mesa” e incentiva o hábito entre miúdos e graúdos.

 

Título: Quatro Gerações à Mesa
Autor: Joana Andrade Nunes
Editora: Saída de Emergência
PVP: 16,90€