AFP PHOTO/NICHOLAS KAMM

Vídeo

Justin Trudeau e a lição de computação quântica

Vídeo do primeiro-ministro canadiano a explicar computação quântica tornou-se viral nas redes sociais.

Desde que foi eleito primeiro-ministro do Canadá, em Outubro de 2015, Justin Trudeau tornou-se sensação – a sua aparência física foi elogiada, a Internet transformou-o em meme e posou para a revista Vogue norte-americana de Janeiro. Na sexta-feira, deu uma lição de computação quântica e o vídeo tornou-se viral.

Trudeau visitou o Perimeter Institute Of Theoretical Physics em Ontário para anunciar um investimento de 50 milhões de dólares na instituição de pesquisa em física quântica. Durante o período de perguntas, um jornalista dirigiu-se ao primeiro-ministro: “Ia pedir-lhe para explicar física quântica mas…”, interrompeu-se entre risos e fez outra questão. Justin Trudeau não hesitou e começou a explicar os princípios básicos da computação quântica num minuto.

Um computador normal funciona, ligado ou desligado. O bit normal é 1 ou 0, são sistemas binários. Um estado quântico pode ser algo muito mais complexo do que isso porque, como sabemos, as coisas podem ser partículas e ondas ao mesmo tempo e a incerteza em torno do estado quântico permite-nos codificar muito mais informação num computador muito mais pequeno. É isso que é tão excitante relativamente à computação quântica”, elabora Trudeau, perante os aplausos da audiência. 

Para a Vanity Fair, esta intervenção mostra que Justin Trudeau é o “pacote completo”: “Bonito mas acessível, feminista declarado, hábil em ioga e boxe.” 

O vídeo da curta explicação partilhado pela CBS News foi publicado na sexta-feira e alcançou já mais de um milhão de visualizações.