Anthony Vaccarello em 2012 numa das apresentações da sua marca
Anthony Vaccarello em 2012 numa das apresentações da sua marca Reuters

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Anthony Vaccarello na direcção criativa da Saint Laurent

Saint Laurent anuncia novo director criativo três dias após a saída de Hedi Slimane.

Anthony Vaccarello, até domingo director criativo da marca Versus Versace, vai ser responsável por todas as colecções e imagem da maison Saint Laurent, anunciaram esta segunda-feira o grupo Kering, dono da casa de moda e a Yves Saint Laurent (YSL), num comunicado conjunto.

Francesca Bellettini, presidente da Yves Saint Laurent, dá as boas-vindas ao designer e elogia a sua estética "pura e moderna". "O Anthony Vaccarello balança impecavelmente os elementos femininos provocativos com a masculinidade nas suas silhuetas. Ele é a escolha natural para expressar a essência da Yves Saint Laurent", reforça, falando de uma "nova era".

A saída de Hedi Slimane na sexta-feira, depois de meses de especulação no sector, abriu caminho para a contratação de Anthony Vaccarello, de 33 anos. Na Versus, a marca mais jovem da Versace, Vaccarello foi consultor e, desde 2015, director criativo – ao mesmo tempo que geria a sua marca homónima (que apresenta na semana de moda de Paris há cinco anos). É conhecido pelas várias reinterpretações de vestidos pretos, designs assimétricos, rendas sensuais, mini saias, decotes, corpetes. Uma estética "algo comparável" à de Hedi Slimane, classifica o site especializado Business of Fashion.

“Apesar de estar triste por o ver sair da família Versace, desejo-lhe tremendo sucesso no seu novo capítulo”, afirmou Donatella Versace neste domingo, anunciando que terá um papel maior na Versus Versace e continuará a fazer o que faz sempre – “surpreender todos”.

Donatella Versace frisou ainda que os ex-directores criativos da marca deram grandes passos nas suas carreiras depois do seu tempo à frente da Versus (Jonathan Anderson, Christopher Kane). “Apreciei a oportunidade de trabalhar com cada um destes três designers e gostei de ver o que trouxeram a uma marca que eu adoro. Estou orgulhosa que a Versus seja uma plataforma notável e global para o talento emergente.”

François Henri Pinault, dono do grupo Kering, credita Hedi Slimane pelo “capítulo único na história da maison” – em 2015, a Saint Laurent teve 26% de crescimento orgânico e transformou-se na marca do grupo com maior buzz à sua volta. Se em 2011 os seus lucros estavam na casa dos 353 milhões de euros, em 2015 os números subiram para 973,6 milhões de euros.

Será difícil preencher o lugar de Hedi Slimane, avalia o Business of Fashion. Slimane, tirou o Yves à Saint Laurent (apesar de, em comunicado, a marca retomar o primeiro nome do seu fundador – Yves Saint Laurent) e levou-a para Los Angeles, onde estabeleceu o seu estúdio desde a nomeação para director criativo em 2012. Lá, apresentou a colecção de homem para o Outono 2016 e a pre-fall feminina, atraindo inúmeras celebridades. Recrutou e fotografou Jane Birkin no renovado estúdio de alta-costura da Saint Laurent para o seu Music Project ou Cara Delevigne para a campanha a preto e branco de La Collection de Paris, de alta-costura.

"Saint Laurent é uma figura lendária pela sua criatividade, estilo e audácia. Estou extremamente agradecido pela oportunidade de contribuir para a história desta casa extraordinária", diz no comunicado desta segunda-feira Vaccarello. O dono do grupo Kering elogia o seu estilo único e fala em crescimento. "Em conjunto com toda a equipa da Yves Saint Laurent, Anthony Vaccarello contribuirá fortemente para as conquistas de crescimento da maison", diz François-Henri Pinault.

Não é certo se a marca homónima de Anthony Vaccarello continuará – a Reuters dizia, na sexta-feira, que nas negociações para dirigir a Saint Laurent, o grupo teria exigido que o designer deixasse a sua marca em stand-by. Esta segunda-feira, ao aceder o site da marca, aparece uma mensagem de erro.

A primeira colecção de Anthony Vaccarello para a Saint Laurent será apresentada em Outubro.