Forte da Graça (Melhor Projecto Público, Prémios “Turismo do Alentejo”)
Forte da Graça (Melhor Projecto Público, Prémios “Turismo do Alentejo”) Nelson Garrido

Turismo do Alentejo e Ribatejo distingue os melhores do ano

Entre os premiados estão o festival de gastronomia de Santarém, a Casa dos Patudos, as Festas do Povo de Campo Maior, o Forte da Graça ou a Mercearia Gadanha e a Tasca do Celso.

Numa cerimónia que decorreu no domingo em Sines, no Auditório do Centro de Artes, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo voltou a distinguir os melhores projectos turísticos, nos seus já habituais prémios anuais.

Os galardões, que se distribuem em sete categorias (multiplicadas pelas duas regiões), foram atribuídos por um júri, que entregou ainda diversas menções honrosas e distinções extra concurso. Nesta edição, referente a 2015, concorreram 122 iniciativas, 102 do Alentejo e 20 do Ribatejo.

A reabertura do Forte da Graça, em Elvas, no final do ano passado e após um ano de obras de requalificação, valeu àquele monumento militar histórico o galardão de “melhor projecto público” no seio dos Prémios “Turismo do Alentejo”. Já o 8.º Festival Islâmico de Mértola e as Festas do Povo, que regressaram a Campo Maior após um interregno de quatro anos, partilharam ex-aequo o prémio de “melhor evento”.

No sector do enoturismo venceu a Ribafreixo Wines (Vidigueira) e na gastronomia houve dois restaurantes premiados: a Mercearia Gadanha (Estremoz) e a Tasca do Celso (Vila Nova de Milfontes). Entre os vencedores na região alentejana encontram-se ainda a Falcoaria Alter Real (melhor animação turística), o Hotel Vila Galé Évora (melhor empreendimento turístico) e três unidades de turismo rural, que partilharam o respectivo galardão (Sublime Comporta Country Retreat & SPA; Herdade da Malhadinha Nova - Country House & Spa e Pé no Monte).

Já na região do Ribatejo, o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém recebeu o prémio de “melhor gastronomia”, enquanto a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça foi distinguido como “melhor projecto público”. A Sociedade Agrícola da Quinta da Lagoalva foi considerada o “melhor enoturismo”, a empresa Santarém ao Luar - Mitos & Lendas foi a melhor da região no âmbito da animação turística e o Moinho.com o “melhor turismo rural”. Já o galardão de “melhor evento” foi para o “Proj In.Str / Iniciativa verão In.Str ...é um espanto!”.

Foram ainda entregues várias distinções extra concurso, nomeadamente à Almarte - Festival Internacional de Artes de Rua e ao Portalegre Jazzfest; à iniciativa Reguengos de Monsaraz - Cidade Europeia do Vinho; e à candidatura do Fabrico de Chocalhos a Património da Humanidade.

Prémios “Turismo do Ribatejo”
Melhor Evento: Proj In.Str / Iniciativa verão In.Str ...é um espanto!
Melhor Enoturismo: Sociedade Agrícola da Quinta da Lagoalva
Melhor Gastronomia: Festival Nacional de Gastronomia de Santarém
Melhor Animação Turística: Santarém ao Luar - Mitos & Lendas
Melhor Turismo Rural: Moinho.com
Melhor Projecto Público: Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça

Prémios “Turismo do Alentejo”
Melhor Evento: 8º Festival Islâmico de Mértola; Festas do Povo de Campo Maior
Melhor Enoturismo: Ribafreixo Wines
Melhor Gastronomia: Mercearia Gadanha e Tasca do Celso
Melhor Animação Turística: Falcoaria Alter Real
Melhor Turismo Rural: Sublime Comporta Country Retreat & SPA; Herdade da Malhadinha Nova - Country House & Spa; Pé no Monte
Melhor Empreendimento Turístico: Hotel Vila Galé Évora
Melhor Projecto Público: Forte da Graça

Prémios Extra Concurso
Distinção Iniciativa: Almarte - Festival Internacional de Artes de Rua; Portalegre Jazzfest; Évora Hotel
Prémio “Comunicação Alentejo / Ribatejo”
Distinção comunicação: Rádio Pax; Rádio Voz da Planície; Rádio Vidigueira; Rádio Castrense; Rádio Nova Antena; Rádio Diana; Rádio Telefonia do Alentejo; Rádio Sines; Rádio Campanário; Rádio Portalegre; Rádio Elvas; Rádio Antena Mirobriga; Rádio Iris FM e Rádio Tejo Jornal
Distinção comunicação: Carlos Nascimento (SIC)
Prémio Comunicação: Revista UP
Prémio Agência Regional de Promoção Turística Externa do Alentejo / Ribatejo: João Sampaio e Castro e Manuel Pinto
Melhor Iniciativa / Internacionalização 2015: Reguengos de Monsaraz - Cidade Europeia do Vinho
Prémio Especial “Turismo do Alentejo / Ribatejo”
Distinção comunicação: Francisco Alves Rito; Hugo Alcântara; Isabel Meira; José Carrilho; Mário Galego; Paulo Barriga; Paulo Nobre; Raul Tavares
Prémio Especial Turismo do Alentejo: Candidatura do Fabrico de Chocalhos a Património da Humanidade (Paulo Lima, Junta de Freguesia das Alcáçovas, Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Turismo do Alentejo / Ribatejo)