DR

Revista

Obama é o primeiro presidente dos EUA na capa de uma revista gay

O presidente dos Estados Unidos foi eleito “aliado do ano” da comunidade LGBT pela revista Out.

A legalização do casamento gay em todos os estados norte-americanos é “um grande passo para a igualdade” e uma “vitória para a América”, afirmou Barack Obama, em Junho, reforçando o seu apoio à comunidade LGBT. Na edição de Dezembro da Out Magazine, que marca também o número 100, o presidente está na capa. É a primeira vez que um presidente em funções é fotografado para uma revista dirigida, maioritariamente, a Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero.

“Aliado, herói, ícone”, apresenta a publicação. Em entrevista à Out, Obama aprofundou a sua posição acerca dos direitos da comunidade LGBT, tanto antes de chegar à Casa Branca como durante a sua administração, e falou sobre o que já foi conquistado e o que o levou a lutar pela igualdade. “A minha mãe incutiu em mim a forte crença de que todas as pessoas têm igual valor”, relembrou o presidente, relembrando as dificuldades que enfrentou por ser negro e ter “um nome estranho”.

“Uma das razões que me levou a envolver-me na política foi querer ajudar a cumprir a promessa de que somos todos criados de igual forma e ninguém deve ser excluído do sonho americano”, continuou Obama, agradecendo também ao professor universitário Lawrence Goldyn, o primeiro gay que conheceu e que o influenciou directamente neste tema. “Ele saiu do seu espectro de acção para aconselhar estudantes lésbicas, gays e transgénero. E tenham em atenção que isto foi em 1978.”

O presidente elogiou ainda a mudança de atitudes nos Estados Unidos e as diferenças que tem sentido, especialmente na visão das filhas Malia e Sasha. “Para elas, a discriminação, seja ela de que forma for, contra alguém, não faz sentido. Não lhes cabe na cabeça que amigos gays ou com pais do mesmo sexo sejam tratados de maneira diferente. Isso é poderoso”, frisando ainda que conversas sobre “terapia” e “cura” da homossexualidade devem acabar.

"Muitos partilham os louros pelo que aconteceu", escreveu Aaron Hicklin, o editor da revista Out, "mas não há dúvida que sem o envolvimento do 44.º Presidente dos Estados Unidos, que fez com que os direitos da comunidade LGBT norte-americana fossem uma parte fundamental do seu legado, ainda estaríamos a batalhar para cumprir o sonho".

A edição 100 da Out Magazine inclui ainda entrevistas com a socialite e ex-atleta transexual Caitlyn Jenner, a actriz Lilly Tomlin e a escritora Roxane Gray.