Tendências
As dez cores da próxima Primavera, segundo a Pantone
Na Primavera 2016, as peças de roupa vão ter cores luminosas que transmitem entusiasmo e optimismo mas também tons suaves que trazem estabilidade.
O rosa Rose Quartz, o azul claro Serenity, o lilás Lilac Gray, o tom água Limpet Shell, o castanho Iced Coffee ou o laranja Peach Eco são as seis novas cores da Pantone e serão tendência na próxima estação quente. E são estas as cores que mais se vão ver nas colecções de homem e mulher para a próxima Primavera, prevê a Pantone, dona da paleta de cores mais famosa do mundo, no seu relatório semianual (baseado em entrevistas aos designers que vão apresentar as colecções Primavera/Verão 2016 nas próximas semanas da moda), revelado esta quinta-feira.
“O facto de a tecnologia se ter tornado tão esmagadora 24 horas por dia, sete dias por semana, criou a necessidade de cores reconfortantes, mais suaves”, explica Leatrice Eiseman, directora executiva do Instituto Pantone ao jornal especializado Women's Wear Daily – o mesmo motivo já tinha levado o mesmo instituto da cor a eleger cores suaves, pastel, com destaque para os azuis, para a Primavera 2015. O objectivo principal destas cores primaveris é “transportar quem as veste para um ambiente tranquilo e delicado que encoraja, primeiro, o relaxamento e depois a curiosidade e exploração”, acrescenta.
As cores tendência voltam, também, a ser andróginas. De acordo com o Fashion Color Report, “não há distinções realmente perceptíveis em escolhas de cor para as colecções de homem e mulher”. A maioria das colecções vai ter temas de “relaxamento, reflexão e jovialidade” com uma “paleta unissexo”, inspirada na arte e em artistas como Matisse, Picasso, Frank Stella, Esther Stewart e Sam Falls.
Além dos tons suaves, há outros tons que vão prevalecer, tanto para homem como para mulher: é o caso do azul Snorkel Blue "que alude a umas férias relaxantes" ao pé do mar, o amarelo forte Buttercup usado para "levar, quem o utiliza, para um sítio solarengo e feliz", o vermelho Fiesta, um "prenúncio de excitação e exploração mas acolhedor" ou o verde Green Flash, que sugerem combinações de cores improváveis.