Estudo
Pessoas sarcásticas são mais criativas e resolvem problemas com mais facilidade
Novo estudo científico avança que comentários sarcásticos trazem benefícios psicológicos e aumentam a criatividade no trabalho.
De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, "sarcasmo" é uma "ironia que deixa entender uma crítica dura e mordaz, por vezes
considerada insultuosa" mas também pode ser uma "atitude ou dito em relação a algo ou alguém que serve para fazer rir ou é assim entendido". E se há quem não entenda ou não aprecie este tipo de comentários, achando-os, precisamente, insultuosos, um novo estudo mostra que proferi-los ou apenas ouvi-los tem algumas vantagens a nível criativo.
A investigação A forma mais elevada de inteligência, publicada na revista científica Organizational Behaviour and Human Processes, estudou a forma como o sarcasmo poderia ou não influenciar a capacidade de as pessoas resolverem problemas e verificou que ser sarcástico ou receber um comentário sarcástico resulta num melhor desempenho do “músculo” das ideias e activa o pensamento abstracto.
Qualquer expressão de sarcasmo aumenta a actividade neurológica, explicam os autores do estudo, que, para chegarem a estes resultados, submeteram 300 homens e mulheres (divididos em três grupos) a conversas simuladas antes de lhes darem uma tarefa criativa. Um dos grupos recebeu comentários sarcásticos, outro foi convidado a proferir este tipo de comentários e o terceiro grupo apenas ouviu e proferiu comentários sinceros.
Os exercícios criativos que se seguiram incluíram completar balões de fala em tiras de banda-desenhada ou anexar uma vela à parede de forma a que não derramasse cera no chão. No fim, os investigadores verificaram que os participantes expostos ao sarcasmo, apesar de relatarem algum conflito interpessoal, foram capazes de demonstrar mais criatividade nas suas tarefas: 75% das pessoas que ouviram comentários sarcásticos completaram o exercício e 64% dos participantes que os fizeram também arranjaram uma solução para o problema criativo. Já do grupo de pessoas que não ouviu nem fez qualquer tipo de comentário, apenas 30% conseguiu completar a tarefa.
“Descobrimos que o sarcasmo pode estimular a criatividade, gerar ideias, introspecções ou soluções novas e úteis para problemas”, revelou Li Huang, um dos autores do estudo, ao jornal Independent. “Como Oscar Wilde acreditava, o sarcasmo pode representar uma forma inferior de inteligência mas nós descobrimos que certamente catalisa uma forma mais elevada de pensamento”, acrescentou.
Mas, segundo os autores, o sarcasmo também pode provocar conflitos entre pessoas com baixos níveis de confiança mútua. Isto porque, ao contrário de amigos, que por se conhecerem bem compreendem o sarcasmo como uma “piada”, quem não tem confiança poderá receber os comentários com hostilidade.