Virgílio Rodrigues

Revista espanhola põe praia de Cacela Velha no top

Redacção da edição espanhola da Condé Nast Traveler escolheu as suas 15 praias preferidas, Praia da Fábrica incluída

"As melhores praias do mundo". Os tops assim denominados ou em variações similares multiplicam-se. Portugal não se pode queixar: costuma estar bem representado nas listas. E, mais uma vez, surge em destaque numa selecção da influente revista Condé Nast Traveler, aqui na sua edição para Espanha.

Desta feita, o top dos jornalistas da CNT é até muito pessoal: cada um escolheu a sua praia preferida no mundo. E é assim que, graças à escolha da jornalista Sara Morillo, surge mais uma praia algarvia num top praias. A "honra" cabe agora à Praia da Fábrica, também conhecida como praia da Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António.

"Desde 2006 que fujo a cada Verão para a fronteira entre Huelva e o Algarve", escreve Sara. "Aí descobri aquela que hoje sinto como a minha praia. Talvez não seja a mais bonita (que é), nem a mais virgem (que o é também), mas é a metáfora da minha felicidade", realça.

A praia da Fábrica, na Ria Formosa, além da grande extensão, águas tépidas e calma e beleza natural, tem a particularidade de não ser sítio para multidões, até porque o acesso tem que se lhe diga. É acessível a pé pelo sapal mas só em maré baixa, porque antes ou depois só mesmo de barco de pescador (custa 1,60 euros a viagem).  

Por isso também, a jornalista espanhola refere que o acesso à praia ,"ilha deserta de areias brancas e margem infinita", tem "a sua liturgia". A sua recomendação final é para saborear conquilhas e ostras no restaurante local. 

As recomendações pessoais da redacção da CNT 

Espanha: Cala Saona (Formentera), Catedrales (Galiza), Barra (Galiza), Cala Pregonda (Menorca), Conchas (Lanzarote), Bolonia (Cádis)

Portugal: Praia da Fábrica 
Itália: Marina Piccola (Capri)
EUA: Pelican Point (Bahamas)
Chile: Anakena (ilha da Páscoa), Pucón
México: Tulum (Riviera Maya), 
Zipolite (Oaxaca)
Nicarágua: San Juan del Sur
Peru: Máncora