10 dias e 10 chefes para saborear o melhor dos Açores

Até 27 de Junho, um festival gastronómico em Ponta Delgada.

A par da natureza insuperável, os Açores têm também uma gastronomia de sabores apurados fruto da sua localização e produtos únicos. Dar-lhe visibilidade e associá-la aos padrões de exigência da alta cozinha tem sido uma aposta da Escola de Formação Turística e Hoteleira, da qual o 10Fest é o evento mais destacado. 

Dez dias e dez chefes para absorver todo o sabor das ilhas atlânticas. Os queijos, claro, mas também as suas carnes suculentas, os peixes e mariscos de águas profundas e uma horta rica e diversificada. O festival gastronómico, que começou dia 18 e se alarga até 27 de Junho, tem como cenário o restaurante Anfiteatro, em Ponta Delgada, e conta com a participação de prestigiados cozinheiros, alguns deles exibindo a famosa estrela do guia Michelin. 

A cada noite o seu menu de degustação, sempre com diferente autoria e onde pontuam nomes como os portugueses Miguel Castro e Silva, João Rodrigues ou Alexandre Silva. Da Dinamarca vem o estrelado Brian Hansen, da Bélgica, Bruno Timperman, e da França, Pierre Sahut, aos quais se junta a dupla espanhola Jordi Puigvert / Oscar Albiñana, o canadiano Jamie Kennedy, e o americano T. J. Delle Donne. 

Os jantares incluem sempre seis pratos e respectiva harmonização vínica (69€), recorrendo os chefes aos produtos locais, que escolhem no mercado e na lota e confeccionam com o apoio da equipa da Escola Hoteleira, que assegura também o serviço de sala. O festival, que apesar de ir ainda na quarta edição se afirmou já no panorama da gastronomia internacional, alarga-se este ano à componente didáctica e de demonstração, incluindo um workshop sobre alimentação saudável, com Michael Makuch (USA), e outro sobre vinho Madeira, com Ricardo Freitas, da casa Barbeito. A não perder.