Maquilhagem
Agora pode ser maquilhada por um robot
Duas jovens desenvolveram um projecto que faz maquilhagem através de design.
Maya Pindeu e Johanna Pichlbauer, alunas da Universidade de Artes Aplicadas em Viena, Áustria, criaram um robot que aplica maquilhagem. O objectivo é concorrer à Bienal Internacional de Design Saint-Etienne 2015, em França.
A máquina, chamada Beautification, foi desenhada para aplicar maquilhagem no rosto, apesar dos resultados não serem do agrado de quem a experimentou, já que esta não é muito precisa e parece ter vontade própria.
A instalação foi feita para “despertar a conversa entre a natureza da beleza e as emoções potenciadas de relações entre humanos e robots”, escreveram Pindeu e Pichlbauer no site do projecto.
A máquina é composta por um par de braços robóticos, um com um pincel de eyeliner, que pinta riscos pretos, e outro com um batom, com um motor que permite fazer um círculo à volta da boca do utilizador.
Há também uma máscara de fibra óptica, que foi desenhada para completar o ritual de maquilhagem. O molde porém, não se aplica a todos os tipos de rosto e levanta questões sobre o standard de beleza da sociedade actual. “Os computadores e as máquinas estão condenados a não compreender a beleza do rosto humano, na sua irregularidade e singularidade. Normalmente estão programados para trabalhar com o que é considerado normal e sem falhas”, escrevem as autoras no site.
Maya Pindeu e Johanna Pichlbauer explicam ainda que as suas máquinas “têm vontade e ideais próprios”, adiantando que querem que os utilizadores “ponham os seus cuidados de beleza nas mãos deste robot, para experienciarem a sensação de ter decisões delicadas, normalmente feitas pelos próprios, a serem determinadas por máquinas”.
“Somos mesmos nós que decidimos os nossos ideais de beleza?”, perguntam as autoras.