Revista
Chiara Ferragni é a primeira blogger de sempre na capa da Vogue
Autora do blogue "The Blonde Salad", Chiara faz história como capa da edição espanhola da revista.
Tem mais de três milhões de seguidores no Instagram, um milhão no Facebook, é caso de estudo na Universidade de Harvard, nos EUA, num mestrado de marketing de luxo e agora tornou-se a primeira blogger escolhida para capa de uma revista Vogue. Chama-se Chiara Ferragni, tem 27 anos, nasceu em Itália e já foi considerada pelo site Fashionista como a blogger de moda mais influente do mundo.
A influência das bloggers junto do seguidores da moda e da própria indústria tem sido crescente e muitas são as que se sentam na primeira fila dos desfiles das mais importantes semanas da moda, ao lado da imprensa especializada e das celebridades.
Pode ser uma estreia mundial numa capa da Vogue mas, para a própria Chiara não é a primeira vez que surge como capa de revista. Em Fevereiro, a norte-americana Lucky já tinha feito capa com a blogger, que surgia ao lado de duas "colegas": Nicole Warner (do blogue Gary Pepper Girl) e Zanita Wittington (Zanita Zanita).
A escolha da italiana para capa de uma edição da "bíblia" Vogue, um lugar que tem sido reservado quase em exclusivo para top models ou celebridades, é vista por alguns meios, como refere o site Bustle, como a entrada da revista na "loucura das redes sociais”.
“Chiara Ferragni ou como vestir para 3,3 milhões de seguidores”, é o tema anunciado na capa. “Esta é a prova de que as bloggers de moda são tão poderosas quanto as editoras de moda e celebridades”, aponta o britânico Telegraph.
Yolanda Sacristán, editora da revista, explicou, no editorial, a escolha da blogger para a capa. “Neste número de Abril recuperamos o prazer de trabalhar com uma mulher disposta a dar tudo por tudo", refere Sacristán, deixando um conselho, no seu texto, a todos os que fazem parte da moda: "aligeiremos o quanto antes tanta rigidez e poses severas – e desnecessárias" em "prol desta nova tendência de frescura e naturalidade” .
Segundo o jornal especializado Women’s Wear Daily, Chiara, que iniciou o blogue em 2009, gerou cerca de 7,5 milhões de euros no ano 2014. Foi também em 2014 que a italiana integrou a lista Forbes dos 30 jovens com menos de 30 anos mais bem-sucedidos do mundo, na categoria Arte e Estilo.
Entre os seus feitos, Ferragni conta com a publicação de um e-book, a criação de uma linha de sapatos para as marcas Steve Madden e Superga ou as colaborações com inúmeras marcas – como a Guess, Dior e Mango –, que acabaram por transformar o seu blogue numa “máquina altamente lucrativa”, descreve o jornal Independent. Esta estação, na semana da moda de Milão, apresentou pela primeira vez a sua colecção de sapatos, que, aliás, já estão disponíveis em 200 lojas espalhadas por 25 países.
“Um dos meus maiores sonhos era ver-me na capa de uma Vogue. Se o conseguisse, pensaria que tinha feito tudo bem”, confessa na entrevista a ser publicada na revista. Na capa, enverga um vestido nude com um casaco verde seco de estilo militar. Nas páginas interiores, veste peles e aparece acompanhada por três galgos afegãos.
Todas as fotos – que têm sido publicadas em jeito de antecipação no Instagram da blogger e da Vogue España – foram tiradas pelo fotógrafo de moda Nico Bustos, que já fotografou Claudia Schiffer, Naomi Campbell ou Salma Hayek.
A revista chega às bancas no dia 20 de Março.