Fotografia
Cindy Crawford sem Photoshop torna-se viral
Uma foto da supermodelo sem qualquer retoque foi divulgada. A Internet aplaudiu o corpo “real”.
Cindy Crawford com lingerie em renda, chapéu e casaco de pêlo preto posa para a lente de um fotógrafo. Uma foto normal não fossem as rugas, a barriga saliente e com marcas e as pernas com manchas, habitualmente "apagadas" com programas de edição e manipulação de imagem. Na Internet, muitos aplaudiram a imagem de um “corpo real”.
A fotografia, publicada no Twitter pela jornalista Charlene White, do canal noticioso ITV, na sexta-feira, faria parte das páginas interiores da edição de Abril da revista Marie Claire norte-americana. Mas, afinal, a imagem é de uma sessão fotográfica realizada em Dezembro de 2013, para a Marie Claire mexicana – a qual a supermodelo fez capa – mas nunca foi publicada. Foi divulgada agora, mais de um ano depois, sem a autorização da revista.
“É um corpo que desafia as expectativas. É real, honesto e é lindo”, descreve uma editora da Marie Claire, explicando que não sabe como chegou à Internet mas que a imagem é verdadeira. “Independentemente do sítio de onde veio, a foto é esclarecedora. Sempre soubemos que a Cindy Crawford era linda mas vê-la assim só nos faz gostar ainda mais dela”, acrescentou.
No Twitter, os utilizadores, tanto homens como mulheres, aplaudiram. “Está maravilhosa e dá-nos mais confiança. O Photoshop desmoraliza” ou “espero ficar com um corpo como este depois de ter dois filhos” são alguns dos comentários. Seguem-se elogios como “linda”, “impressionante” ou “inspiradora”. “É um bom lembrete ver que mesmo as estrelas de cinema e as supermodelos também envelhecem”, diz a revista feminina The Gloss.
A responsável pela divulgação da foto escreve, no Guardian, que ler todos os comentários positivos têm sido “emocionante” mas deixa um desafio à publicação. “Sabem o que seria realmente maravilhoso? Que esta não fosse uma foto não oficial mas sim uma imagem de uma sessão fotográfica utilizada nas páginas de uma revista. Conseguem imaginar o poder que teria?”.
No início de Fevereiro, por ocasião da estreia do seu novo documentário Hospital in the Sky, Cindy Crawford disse à Marie Claire norte-americana que todas as mulheres deviam aprender a sentir-se confortáveis com o seu corpo e em qualquer idade. “O que torna uma mulher mais atraente é a sua autoconfiança. E é isso que as pessoas vêem”.
Cindy Crawford fez parte do restrito círculo de supermodelos dos anos 1990, que incluía também Linda Evangelista, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Christy Turlington e Kate Moss. Hoje, com mais de 400 capas de revistas no currículo, Crawford tem 48 anos, é casada com o empresário Rande Gerber e tem dois filhos, Presley, de 15 anos, e Kaia, de 13.