No dia mundial da Nutella descubra que não é bom só no pão

O dia da Nutella, o creme de barrar de avelã com cacau, assinala-se a 5 de Fevereiro e há milhares de formas de o comer.

Um dia dedicado ao creme para barrar favorito. Foi esta a ideia de Sara Rosso, jornalista e blogger norte-americana teve em 2007. Criou um site e uma página de Facebook  – que hoje tem mais de 48 mil fãs – onde são partilhadas receitas e histórias pessoais sempre com um denominador comum: a Nutella.

A Nutella foi criada pela marca italiana especializada em chocolates e guloseimas Ferrero nos anos 1960 e chegou a Portugal só na década de 1990. É, segundo a marca, o “creme de avelãs mais vendido no mundo” e tem um alto conteúdo de avelãs (13%).

Este ano celebra-se pela oitava vez o Dia Mundial da Nutella, mas só agora é que o dia conta com o patrocínio da marca. Em 2013, a Ferrero quis acabar com o dia por Sara Rosso estar, alegadamente, a usar de forma abusiva e não autorizada o nome da marca.

Com a insistência dos fãs, que utilizaram a página de Facebook criada por Sara Rosso e a página oficial da Ferrero para demonstrar o seu descontentamento, a marca decidiu oficializar o dia. “A Ferrero quer expressar a sua gratidão à Sara Rosso e à sua paixão por Nutella. Um sentimento que se estende a todos os fãs do Dia Mundial da Nutella”, disse a marca, em comunicado, ao jornal italiano Corriere della Sera, em 2013, anunciando que depois de “vários contactos e negociações”, o dia passaria a contar com o apoio da marca.

Os frascos do creme de chocolate estão à venda em supermercados em vários tamanhos. Se quiser pôr “mãos à obra” em casa, espreite aqui as inúmeras receitas que pode fazer.