Modelos
A maior modelo plus size agenciada chama-se Tess e tem 120 quilos
Tess Munster, uma modelo de 29 anos com 1,65 metros de altura e 120 quilos de peso é um tamanho 50 e fez história ao tornar-se a primeira mulher plus size do seu tamanho a trabalhar para a agência de modelos MiLK Management.
“Finalmente posso partilhar a novidade! Sou a primeira modelo plus size do meu tamanho e peso a assinar contrato com uma agência de topo”, revelou a modelo na sua página de Facebook, considerando ser uma “honra” e “um sonho tornado realidade” ter sido escolhida para representar as modelos grandes. À revista norte-americana People, Munster explicou que era algo que esperou “toda a vida”.
Não é a “típica modelo plus size”, descreve o Styleite, normalmente entre os tamanhos 38 e 44. Mas isso não a incomoda. No Instagram, onde tem mais de 350 mil seguidores, partilha frequentemente fotografias em biquíni, vídeos e imagens de produções fotográficas. Já fez uma campanha para a marca de cosméticos e beleza Benefit, trabalhou com o fotógrafo David LaChapelle e já posou para a revista Vogue italiana.
Aos 15 anos, foi a uma audição para modelos plus size em Atlanta, Estados Unidos, mas não conseguiu entrar no mundo da moda. “Disseram-me que era muito baixa e demasiado gorda e que nunca ia ser modelo. Mas eu sou muito teimosa e consegui”, contou à People.
Chamaram-lhe nomes, sofreu bullying mas não desistiu e em 2011, enquanto estava a trabalhar como recepcionista numa clínica dentária de Los Angeles, os produtores de um programa encontraram-na e chamaram-na para ser uma das protagonistas da série documental norte-americana Uma Questão de Peso.
Com os primeiros trabalhos como modelo apercebeu-se que era realmente “bonita”. Actualmente treina quatro dias por semana com um personal trainer, faz caminhadas, natação e montanhismo, é saudável e “acima de tudo”, gosta do seu corpo. “Todas as pessoas merecem ser felizes mas por algum motivo há quem fique incomodado com o facto de eu ser feliz e gostar do meu corpo. É estranho”, diz.
Numa altura em que a discussão sobre o que é, ou não é, uma modelo plus size continua acesa nos editoriais de moda, campanhas publicitárias ou revistas, Tess, mãe de um menino de nove anos, criou a campanha #EffYourBeautyStandards, que convida todas as mulheres a celebrarem os seus corpos, independentemente dos padrões de beleza considerados “aceitáveis”.