Pantone

Pantone

Em 2015 a cor símbolo vai ser...

A Pantone, empresa que detém a paleta de cores mais famosa do mundo, já anunciou a cor símbolo de 2015. Não é vermelho, não é bordeaux, não é castanho. É Marsala.

Todos os anos, em Dezembro, o Instituto Pantone levanta o véu sobre a cor que vai atravessar todas as áreas do design e exprimir estados de espírito e atitudes dos consumidores no ano seguinte. E se 2014 foi um lilás Orquídea Radiante, 2015 vai mudar de direcção na roda das cores, virando-se para uma cor vermelha acastanhada, ligada à terra. É Marsala.

“Enquanto o Pantone 18-3224 Orquídea Radiante incentivava a criatividade e a inovação, Marsala 18-1438 enrique a nossa mente, corpo e alma, transbordando confiança e estabilidade”, explicou Leatrice Eiseman, directora-executiva do Instituto Pantone. 

A cor, anunciada pela directora do Pantone no Wall Street Journal, já passou por várias passerelles e tapetes vermelhos de ante-estreias em 2014 e a Louis Vuitton e a Burberry (na linha menswear) apresentaram propostas para a Primavera/Verão 2015 neste tom.

Diz a Pantone que esta é uma cor que combina com tons neutros, como o cinza-claro ou escuro e é também compatível com âmbar, castanho-escuro, amarelo-ouro, turquesa e outros azuis vibrantes.

“Tal como o vinho fortificado Marsala, que dá nome à cor, esta tonalidade de bom gosto engloba a riqueza satisfatória de uma refeição completa, ao passo que a sua base vermelha e castanha lhe conferem um ar terroso, sofisticado e natural”, descreveu Eiseman.

Em Setembro, a Pantone já tinha anunciado as cores que vão marcar a Primavera de 2015. Para mulher, as principais cores vão ser os azuis Aquamarine, Scuba Blue, Lucite Green e Classic Blue. Para homem, o azul Dusk Blue, o cinzento Glacier Gray, o verde Treetop e outro azul, o Classic Blue.

Com o anúncio da cor do ano, a Pantone lançou também um editorial de moda onde a cor é apresentada nos mais diversos materiais, formatos e texturas, da decoração, moda, beleza até à comida.