Nuno Ferreira Santos

Compras

Chiado vai ter uma Black Friday iluminada com descontos

A tradição é norte-americana e em Portugal ainda tem pouca expressão. Mas a “sexta-feira negra” dos descontos quer impôr-se e envolver várias lojas.

Do outro lado do Atlântico, a última sexta-feira de Novembro (a seguir ao Dia de Acção de Graças) é dedicada aos grandes descontos – maiores do que todos os que existem ao longo do ano – e a correria é muita.

Cá, o hábito importado ainda não atingiu as mesmas proporções, mas há lojas e marcas que nos últimos anos têm vindo a aderir e a fazer promoções especiais – como é o caso do El Corte Inglès, que costuma fazer uma acção semelhante, mas no dia a seguir ao Natal –, mas em iniciativas próprias, separadas e sem outras acções extra.

Este ano, várias lojas do Chiado aproveitam a inauguração das iluminações de Natal em Lisboa (às 18h30 desta sexta-feira) e recebem, pela primeira vez, a Black Friday. “O objectivo é tornar a data um evento anual, num fenómeno semelhante à Fashion Night Out [a noite de compras promovida pela revista Vogue]”, diz ao Life&Style Vitor Pereira da Silva, presidente da Associação Valorização do Chiado, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

A Gardenia vai aderir com as quatro lojas no Chiado e com o Gardenia Fruit Bar, onde haverá um DJ e vários cocktails para os visitantes. A Marc by Marc Jacobs terá 30% de desconto em roupa e sapatos; a Allarts Gallery terá 15% de desconto; a Adolfo Dominguez 20 a 30% de desconto; a Loja Burel, na compra de um produto Penhas Douradas Food, oferece outro de valor igual ou inferior; a Livraria Ferin; e o Bairro Arte oferece descontos até 18%.

As lojas aderentes – que segundo a organização “ainda podem aumentar” até ao dia do evento – vão funcionar em horário alargado com acções dentro e fora das montras até às 21h (excepto a “loja-mãe” do evento, a Gardenia, que abre as portas até às 23 horas).

Black Friday no Chiado insere-se na programação de Natal da baixa lisboeta e “assinala o início da época de compras de Natal”, sublinha a organização.

Fora do evento, mas dentro da “sexta-feira negra” dos descontos está a marca de roupa interior e roupa de casa Oysho, do grupo Inditex, que anunciou descontos de 20% em toda a colecção, tanto na loja física (em horário normal) como na loja online. Juntam-se a ela a Intimissimi, a Zara Home e lojas com ofertas tecnológicas, como a FNAC, a Apple, a Worten e a Media Markt.