DR

Lingerie

Já não há desculpas para não escolher bem o seu soutien

Sabe qual é o seu tamanho e copa? Há maneiras de descobrir o modelo que melhor se adapta ao seu corpo.

A marca portuguesa Dama de Copas foi a primeira a ter um serviço personalizado de bra fitting (consultas de lingerie). Seguiu-se-lhe a Bra&Company e agora, a Intimissimi, a marca de lingerie e roupa interior do grupo Calzedonia com o livro The Perfect Bra. Todas com conceitos e produtos diferentes, têm em comum uma missão: ajudar a mulher a encontrar o soutien certo, dando-lhe dicas e conselhos.

Existem vários tamanhos, vários modelos, vários padrões. Com aro, sem aro, com ou sem enchimento. Como se descobre o mais adequado? A marca italiana Intimissimi diz que há três segredos: “estilo, efeito e tamanho”. No The Perfect Bra Book, um livro criado pela marca para dar a conhecer às suas clientes todos os modelos da marca, além de sugestões de como lavar e cuidar, é explicado o que cada um deles faz e para que corpo é indicado.

“É uma ferramenta de orientação e dá a conhecer a vasta gama de soutiens e as suas características”, diz a marca.

Ana Rodrigues, da Bra&Company, congratula a marca pela edição do livro mas lembra que o “maior problema” é a oferta em loja. “É óptimo as grandes marcas estarem atentas e é muito bom darem estas informações. Mas depois não há muitos tamanhos em loja”, sublinha ao Life&Style, apontando as copas B a D como “pouco abrangentes”.

Nos workshops promovidos pela Bra&Company, depois de explicado o que é um bom soutien, como deve ser procurado e quais os erros que estão a ser cometidos – “não só a nível estético mas também a nível de saúde”, diz – as mulheres ficam em choque. “Já tivemos uma senhora que usava um tamanho 44 e afinal o tamanho real era um 38”, lembra.

“No dia seguinte recebemos sempre um email das clientes que chegaram a casa, abriram a gaveta dos soutiens e se aperceberam que não têm nenhum que fique bem ou seja do tamanho certo”, conta Ana Rodrigues. O próximo workshop da Bra&Company é no atelier, em Lisboa, no dia 4 de Dezembro.

A Dama de Copas confirma e acrescenta que há “mais de 90% das mulheres que usam o tamanho de soutien errado” porque se limitam ao que há nas grandes superfícies comerciais. Para aconselhar “quem ainda vive no mundo do soutien errado, desconfortável e que não valoriza o peito”, organiza workshops, em Lisboa, no Porto e em Madrid.

“A Revelação do Soutien”, é o nome do workshop para grupos de três a cinco pessoas (com marcação prévia). Até 18 de Dezembro, a Dama de Copas oferece ainda um desconto de 15% nos soutiens da marca no dia da “consulta”.