Estudo
Diga em que estação do ano nasceu, dir-lhe-ei o seu estado de humor
Os bebés que nascem no Verão têm maior tendência para, na vida adulta, sofrerem mudanças de humor repentinas. Já quem nasce no Inverno irrita-se menos e é mais bem humorado.
Um grupo de cientistas de Budapeste, Hungria, estudou 400 pessoas, cruzou o mês de nascimento de cada uma com a sua personalidade e concluiu que a altura do ano em que se nasce tem um impacto significativo sobre o humor, podendo haver, até, transtornos.
“Parece que a altura em que nascemos pode aumentar ou diminuir a probabilidade de desenvolver certos transtornos de humor”, explicou a investigadora responsável, Xenia Gonda. Isto porque as diferentes estações do ano – Outono, Inverno, Primavera e Verão – têm influência sobre alguns neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, que controlam o humor. “A data de nascimento deixa uma marca duradoura”, diz Gonda.
O temperamento ciclotímico, ou seja, as mudanças súbitas entre sentimentos de felicidade e tristeza, é significativamente mais elevado entre aqueles que nascem no Verão do que os que nascem no Inverno. Já o temperamento hipertímico, a tendência para ser excessivamente optimista, é mais comum naqueles que nasceram na Primavera e no Verão.
Por sua vez, os que nasceram no Inverno têm um temperamento menos susceptível à irritação enquanto os que nasceram uns meses antes, no Outono, têm uma probabilidade mínima de sofrer depressões.
“As estações do ano afectam o nosso humor e comportamento. Mas também pode influenciar o risco de desenvolver algumas condições médicas, como desordens mentais. A novidade neste estudo é a relação entre a época de nascimento e o temperamento de cada um”, explicou o professor Eduard Vieta, de Barcelona, considerando algumas das descobertas "intrigantes".
O estudo vai ser apresentado no congresso anual da Faculdade Europeia de Neuropsicofarmacologia em Berlim, Alemanha.