Justa Nobre é
Justa Nobre é "madrinha" desta iniciativa que conta com o chef João Quaresma nos comandos DR

Esta cozinha viaja pela Europa para alimentar o amor a Portugal

"Portugal Love at First Bite" é o baptismo da carrinha-cozinha que, durante dois meses, vai estacionar em dez países europeus para promover a gastronomia, o turismo e os produtos regionais portugueses. Espera-se o "amor à primeira dentada" de muitos europeus.

Produtos portugueses, como enchidos, queijos, azeite ou vinho, vão percorrer dez países europeus durante quase dois meses, numa iniciativa que pretende atrair turistas e mostrar a aplicação dos sabores nacionais a receitas locais, anunciou a organização.

Pelo menos 20 cidades da Alemanha, Polónia, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica, Reino Unido, França, Itália e Espanha vão receber o roadshow da gastronomia portuguesa, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), disse à agência Lusa o presidente desta entidade, José Borralho.

Na campanha "Portugal Love at First Bite", uma carrinha, onde foi instalada uma cozinha, faz-se à estrada na quarta-feira e, pelo menos, até dia 28 de Novembro, vai andar pelas estradas europeias com o jovem chef João Quaresma ao volante e atrás dos fogões. Berlim (Alemanha) é a primeira etapa desta "aventura" (a 13 de Outubro), segundo os organizadores.

"Vamos levar os sabores portugueses, mostrando ao público europeu que há um conjunto de histórias à volta dos produtos típicos e de algumas receitas portuguesas. Vamos levar as jóias do país: a alheira, os queijos, o vinho, o azeite, o arroz, os cogumelos, a fruta, o bacalhau, a doçaria e até broa de milho", descreveu José Borralho.

O objectivo é "mostrar as características destes produtos e como é que eles devem ser utilizados para retirar o melhor sabor".

Entre o público estarão líderes de opinião, cozinheiros, importadores e comunicação social, referiu, acrescentando que o roadshow tem dois objectivos principais.

"O primeiro é captar interesse das pessoas enquanto turistas para virem a Portugal e às diferentes regiões, porque temos produtos de várias regiões. O outro é mostrar que há produtos que têm bastante potencial, nomeadamente para a cultura gastronómica local", referiu o presidente da APTECE.

O lançamento da campanha decorreu na quarta-feira hoje em Lisboa, com a presença da chef Justa Nobre, "madrinha" da iniciativa.

No Facebook da APTECE e no Instagram podem ser seguidas as actualizações sobre a iniciativa.

"Portugal Love at First Bite" pela Europa

13 Out.    Berlim  -  Alemanha
16 Out.    Poznan -   Polónia
20 Out.    Wroclaw -   Polónia
22 Out.    Dresden  -  Alemanha
23 Out.    Leipzig  -  Alemanha
27 Out.    Viena  -  Áustria
29 Out.    Munique -   Alemanha
30 Out.    Zurique   - Suíça
31 Out.    Frankfurt  -  Alemanha
03 Nov.    Amesterdão  -  Holanda
04 Nov.    Bruxelas  -  Bélgica
05 Nov.    Londres  -  Reino Unido
10 Nov.    Paris  -  França
12 Nov.    Bourges  -  França
13 Nov.    Clermont-Ferrand  -  França
17 Nov.    Lyon  -  França
19 Nov.    Milão  -  Itália
24 Nov.    Barcelona  -  Espanha
26 Nov.    Madrid  -  Espanha
28 Nov.    Sevilha  -  Espanha