Esta cozinha viaja pela Europa para alimentar o amor a Portugal
"Portugal Love at First Bite" é o baptismo da carrinha-cozinha que, durante dois meses, vai estacionar em dez países europeus para promover a gastronomia, o turismo e os produtos regionais portugueses. Espera-se o "amor à primeira dentada" de muitos europeus.
Produtos portugueses, como enchidos, queijos, azeite ou vinho, vão percorrer dez países europeus durante quase dois meses, numa iniciativa que pretende atrair turistas e mostrar a aplicação dos sabores nacionais a receitas locais, anunciou a organização.
Pelo menos 20 cidades da Alemanha, Polónia, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica, Reino Unido, França, Itália e Espanha vão receber o roadshow da gastronomia portuguesa, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), disse à agência Lusa o presidente desta entidade, José Borralho.
Na campanha "Portugal Love at First Bite", uma carrinha, onde foi instalada uma cozinha, faz-se à estrada na quarta-feira e, pelo menos, até dia 28 de Novembro, vai andar pelas estradas europeias com o jovem chef João Quaresma ao volante e atrás dos fogões. Berlim (Alemanha) é a primeira etapa desta "aventura" (a 13 de Outubro), segundo os organizadores.
"Vamos levar os sabores portugueses, mostrando ao público europeu que há um conjunto de histórias à volta dos produtos típicos e de algumas receitas portuguesas. Vamos levar as jóias do país: a alheira, os queijos, o vinho, o azeite, o arroz, os cogumelos, a fruta, o bacalhau, a doçaria e até broa de milho", descreveu José Borralho.
O objectivo é "mostrar as características destes produtos e como é que eles devem ser utilizados para retirar o melhor sabor".
Entre o público estarão líderes de opinião, cozinheiros, importadores e comunicação social, referiu, acrescentando que o roadshow tem dois objectivos principais.
"O primeiro é captar interesse das pessoas enquanto turistas para virem a Portugal e às diferentes regiões, porque temos produtos de várias regiões. O outro é mostrar que há produtos que têm bastante potencial, nomeadamente para a cultura gastronómica local", referiu o presidente da APTECE.
O lançamento da campanha decorreu na quarta-feira hoje em Lisboa, com a presença da chef Justa Nobre, "madrinha" da iniciativa.
No Facebook da APTECE e no Instagram podem ser seguidas as actualizações sobre a iniciativa.
"Portugal Love at First Bite" pela Europa
13 Out. Berlim - Alemanha
16 Out. Poznan - Polónia
20 Out. Wroclaw - Polónia
22 Out. Dresden - Alemanha
23 Out. Leipzig - Alemanha
27 Out. Viena - Áustria
29 Out. Munique - Alemanha
30 Out. Zurique - Suíça
31 Out. Frankfurt - Alemanha
03 Nov. Amesterdão - Holanda
04 Nov. Bruxelas - Bélgica
05 Nov. Londres - Reino Unido
10 Nov. Paris - França
12 Nov. Bourges - França
13 Nov. Clermont-Ferrand - França
17 Nov. Lyon - França
19 Nov. Milão - Itália
24 Nov. Barcelona - Espanha
26 Nov. Madrid - Espanha
28 Nov. Sevilha - Espanha