A capa de Novembro da revista Vanity Fair
A capa de Novembro da revista Vanity Fair DR

Entrevista

Jennifer Lawrence quebra o silêncio sobre fotos pirateadas

A actriz de Jogos da Fome foi uma das maiores “vítimas” do pirata informático que acedeu a fotos pessoais de várias celebridades e as partilhou na Internet.

Jennifer Lawrence nunca falou sobre o ataque, até agora. Na capa de Novembro da revista Vanity Fair, a actriz norte-americana vencedora de um Óscar, fala pela primeira vez do que aconteceu: “É o meu corpo, a escolha devia ser minha”, declara.

A sessão fotográfica para a capa da revista, feita por Patrick Demarchelier, e a própria entrevista foram feitas no dia 13 de Agosto. Duas semanas depois, foram pirateadas fotos pessoais da actriz e colocadas online. Nessa altura, a Vanity Fair voltou a contactá-la. “Estava cheia de medo. Não sabia como isto ia afectar a minha carreira”, disse.

A actriz de 24 anos ficou furiosa mas confessou à revista que não conseguiu escrever nenhum comunicado oficial porque cada coisa que tentava escrever, fazia-a “chorar”. “Comecei por escrever um pedido de desculpas, mas não tenho nenhum motivo para pedir desculpa. Estive numa relação saudável, óptima, cheia de amor, durante quatro anos. Era uma relação a longa distância e, ou o teu namorado vê pornografia, ou vê-te a ti”, explicou.

Apelidando o ataque como um “crime sexual nojento”, Lawrence defendeu que há leis que devem ser mudadas, que as próprias pessoas têm de mudar, e falou do momento constrangedor em que teve de ligar ao pai a contar o que aconteceu.  

“Qualquer pessoa que viu as fotografias online perpetuou a ofensa”, acusou. Já aos tablóides, deixou uma mensagem: “Vocês têm uma escolha. Não têm de ser pessoas que espalham sentimentos negativos e mentem. Podem fazer coisas boas e serem bons”.

Agora é hora de voltar à vida normal e deixar para trás o que aconteceu. Em Setembro, Jennifer Lawrence bateu um recorde do Guinness, tornando-se a heroína mais rentável de sempre com a personagem Katniss Everdeen, do filme Jogos de Fome; foi anunciada como uma das anfitriãs da Met Gala, em Maio 2015, e fotografou a nova campanha publicitária para a Dior. “O tempo cura tudo”, desabafou a actriz.