Vídeo
A anestesia explicada aos mais pequenos
Ansiedade é a palavra certa para descrever o que sentem pais e crianças quando os mais pequenos precisam de uma cirurgia. Para minimizar o medo e as preocupações, a sociedade de anestesiologia criou desenhos animados para explicar o processo e mostrar que não há dor envolvida.
“Em todos os hospitais existem salas de espera com meninos como tu”. É assim que começa a história animada criada pelo Clube de Anestesia Regional (CAR), dedicada a crianças em idade escolar. O narrador é o “palhaço-totó” que quer mostrar aos mais pequenos o que se passa do outro lado da porta “sempre que a enfermeira entra com o seu bloquinho para chamar pelo nome de alguém”.
Passando por várias salas e processos típicos de uma operação cirúrgica, há várias personagens como as “fadinhas do sono, Regina e Geraldina”, que explicam o processo de anestesia, mostrando ser algo descomplicado e sem dor.
O objectivo é explicar “aos mais pequeninos (e aos pais também) o que é a anestesia e o que acontece quando têm de ser submetidos a uma intervenção cirúrgica”, explica Clara Lobo, presidente do CAR.
Na curta animação com sete minutos, várias personagens animadas vão explicando os procedimentos necessários antes das intervenções cirúrgicas, de forma “divertida e despreocupada” com vista a “reduzir a ansiedade e o medo que acompanham estas situações”, diz Clara.
Ao longo do vídeo, além de pensos mágicos milagrosos e fatos giros para entrar no bloco operatório, há um conjunto de precauções e cuidados a ter dentro do hospital que são explicados.