Casa Ideal 2013
Casa Ideal 2013 Santos Almeida

Design

A Casa Ideal este ano vai ter um closet ideal

A Casa Ideal está de volta com novidades. Na edição de 2014, a moda nacional associa-se ao design de interiores e à arquitectura, com estilistas e marcas portuguesas a ocupar o vazio do guarda-roupa da casa “ideal”, tornando-a “real”.

O evento, que costuma ter uma componente exclusivamente arquitectónica e decorativa, vai, pela primeira vez, dar vida à Casa Ideal ao criar duas personagens fictícias: um casal com idades compreendidas entre os 35 e os 45 anos. Ele, designer de produto, elegendo os “espaços brancos e minimalistas” e os “universos Dandy e Modern Gentleman” como preferência no guarda-roupa, casa e trabalho. Ela, executiva de profissão, “apaixonada pelo conforto e luxos”, optando por “peças-chave com pormenores personalizados e distintos” e com um guarda-roupa “sofisticado”, lê-se em comunicado de imprensa.

As descrições de cada um dos elementos da Casa Ideal, feitas pela organização, serviram de base para o trabalho de Sandrina Francisco, curadora de moda que se associou este ano ao projecto. “Quando me propuseram criar um closet de moda para a Casa Ideal, pensei logo que fazia sentido. Todas as casas têm roupa, porque é que esta não havia de ter? Torna-se mais real”, explica ao Life&Style.

A ideia é mostrar cada peça de roupa como se uma obra de arte se tratasse e para isso, explica a responsável, a escolha recaíu em dois coordenados de cada criador, de acordo com imagens da casa. “Não podia escolher muitas peças porque se enchesse o closet com muita roupa, perdiam importância. Cada peça é como se fosse uma obra de arte e são escolhidas a dedo para encaixar no mood board da casa”.

Os coordenados já escolhidos, que incluem calçado e malas, variam entre os tons neutros, metalizados, azul e materiais nobres ou com textura. “São peças com um design muito atractivo, que aliam tradição e modernidade”.

Entre os estilistas portugueses escolhidos estão Filipe Faísca, Egídio Alves, Ricardo Preto, Carlos Gil, Pedro Pedro, Storytailors e Eduardo Xavier. As peças fazem parte das colecções Outono/Inverno 2014 de cada um.

A Casa Ideal 2014, um projecto da Fundação AIP que recria uma casa real, está integrada no Lisboa Design Show, e decorre em simultâneo com a Intercasa e com o Vintage Festival, entre os dias 8 e 12 de Outubro na FIL, em Lisboa. 

Texto editado por Bárbara Wong