Angelina Jolie durante a conferência no Reino Unido
Angelina Jolie durante a conferência no Reino Unido Reuters

Condecoração

Angelina Jolie é uma dama, graças a Isabel II

A actriz Angelina Jolie foi condecorada com a Ordem de São Miguel e de São Jorge, no âmbito do 88.º aniversário da rainha Isabel II. O título visa agraciar as contribuições prestadas pela actriz ao Reino Unido, bem como o trabalho que tem desenvolvido enquanto enviada especial do alto-comissariado para os refugiados nas Nações Unidas, além de ser uma das fundadoras da Iniciativa De Prevenção da Violência Sexual, em 2012.

“Trabalhar para prevenir a violência sexual é uma honra por si. Receber uma condecoração ligada à política internacional é de grande importância para mim”, reagiu a actriz. 

A norte-americana, de 39 anos, promoveu a semana passada em Londres, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, a conferência "Acabar com a Violência Sexual em Conflitos", na qual estiveram representados mais de 120 países.

Angelina Jolie, no encerramento da conferência, na passada sexta-feira, afirmou que o problema das violações não será erradicado “da noite para o dia”. “Isto é apenas o início, mas agora sabemos exactamente o que tem de ser feito”, sublinhou. 

Para além de Angelina Jolie, foram galardoados pela monarca britânica 1149 personalidades. Entre elas, o actor Daniel Day-Lewis, nomeado Cavaleiro, e a actriz Maggie Smith, condecorada Dama de Honra. E Stephen Sutton, criador do blog Stephen's Story, foi agraciado a título póstumo pela luta que travou contra o cancro e pelos esforços que encabeçou para angariar fundos para a Teenage Cancer Trust, uma associação que ajuda jovens com cancro.