DR

Feira

Este fim-de-semana há um salão dedicado às mamãs

Pelo sexto ano consecutivo, a Exponor vai receber um universo exclusivamente dedicado a pais e bebés. O Salão Ser Mamã decorre de sexta-feira a domingo e oferece produtos, serviços e experiências para pais, profissionais, educadores, bebés e crianças.

A 6.ª edição deste salão segue a linha das anteriores e assume uma postura solidária, escolhendo uma instituição para apoiar. A organização desenvolveu o Banco dos Afectos, um conceito de solidariedade que convida os visitantes a depositar o seu afecto pela instituição presente te ano é a Bebés de S. João, uma associação que ajuda os bebés nascidos no Centro Hospitalar de São João sinalizados pela unidade de acção social.

Os donativos podem ser em bens (artigos novos ou usados), entregues no expositor da instituição ou em contribuições monetárias, bastando o visitante dirigir-se ao stand ou fazer transferência para o NIB indicado no “Cheque-Afecto”.

O Salão Ser Mamã já apoiou dez instituições, entre as quais a Acreditar, Associação da Criança, Fundação do Gil, Aldeia de Crianças SOS e a Casa do Caminho, tendo iniciado o salão com o apoio a mais de uma instituição, mas a estratégia mudou quando a organização se apercebeu que “o facto de haver mais do que uma instituição fazia com que houvesse muita dispersão dos bens doados, acabando por não favorecer qualquer das causas presentes. Assim, ao apoiar apenas uma, centralizamos esforços e tornamos o apoio à causa muito mais efectivo”.

Programação
Este ano o primeiro dia do evento, sexta-feira, chama-se School Day e vai ser dedicado a crianças, escolas e infantários, oferecendo actividades de expressão artística, dramatização e outras que desenvolvam o imaginário infantil.

Durante os três dias do evento, os pais poderão participar em acções de formação na área da saúde e da psicologia onde temáticas como o benefício do sono, a diversidade alimentar no primeiro ano de vida, yoga para gestantes e auto-hipnose serão abordadas.

Aos workshops, palestras e rastreios médicos juntam-se as terapias individuais, aulas de preparação para o parto, massagens para mamãs e bebés e uma parte lúdica com espectáculos de dança e música, desenvolvidos para toda a família.

O Salão Ser Mamã vai contar com 11 praças diferentes: beleza, comércio, desejos, família, interactividade, educação, diversão, mimos, saúde, afectos e outlet e estará aberto das 10h às 20h. Para adultos, o bilhete varia entre os 3 (com apresentação do vale de desconto disponível no site oficial) e os 5 euros; para crianças até aos 12 anos, a entrada é gratuita.

Texto editado por Bárbara Wong