• A intenção da maquilhagem é a de disfarçar imperfeições causadas por manchas, queimaduras ou cicatrizes
    A intenção da maquilhagem é a de disfarçar imperfeições causadas por manchas, queimaduras ou cicatrizes Rui Gaudêncio
  • 1º passo: Limpar a pele com uma loção correctiva e em seguida colocar água termal sobre o rosto para acalmar a pele. Depois da pele estar limpa, coloca-se um hidratante apropriado ao tipo de pele da pessoa.
    1º passo: Limpar a pele com uma loção correctiva e em seguida colocar água termal sobre o rosto para acalmar a pele. Depois da pele estar limpa, coloca-se um hidratante apropriado ao tipo de pele da pessoa. Rui Gaudêncio
  • 2ª passo: Colocar a base. A base pode ser compacta ou flúida. Para casos em que o rosto tem poucas imperfeições recomenda-se o uso da base fluída. Em situações em que o rosto tem muitas imperfeições recomenda-se o uso de uma base compacta.
    2ª passo: Colocar a base. A base pode ser compacta ou flúida. Para casos em que o rosto tem poucas imperfeições recomenda-se o uso da base fluída. Em situações em que o rosto tem muitas imperfeições recomenda-se o uso de uma base compacta. Rui Gaudêncio
  • Resultado após a aplicação da base
    Resultado após a aplicação da base Rui Gaudêncio
  • 3º passo: Os olhos. Aplicação de um corrector de olheiras.
    3º passo: Os olhos. Aplicação de um corrector de olheiras. Rui Gaudêncio
  •  4º passo: Colocar o pó. A aplicação de um pó translúcido ajuda a remover bilhos e a fixar a maquilhagem.
    4º passo: Colocar o pó. A aplicação de um pó translúcido ajuda a remover bilhos e a fixar a maquilhagem. Rui Gaudêncio
  • A sua aplicação serve para fixar e matificar a maquilhagem.
    A sua aplicação serve para fixar e matificar a maquilhagem. Rui Gaudêncio
  • 5º passo: Equilibrar, dar cor, vida e harmonia no rosto.  A partir deste passo cada pessoa define o equilíbrio que quer construir. As sobrancelhas têm um papel muito importante no rosto, não só pelo equilíbrio dão ao formato do rosto, mas também por definirem se a pessoa tem um olhar mais triste ou mais alegre
    5º passo: Equilibrar, dar cor, vida e harmonia no rosto. A partir deste passo cada pessoa define o equilíbrio que quer construir. As sobrancelhas têm um papel muito importante no rosto, não só pelo equilíbrio dão ao formato do rosto, mas também por definirem se a pessoa tem um olhar mais triste ou mais alegre Rui Gaudêncio
  • O batom é muito importante que seja utilizado, nem que seja um hidratante. Se quiser dar alguma cor aos seus lábios é essencial que os hidrate previamente. Posteriormente pode optar por colocar um gloss para dar mais vida à cor dos seus lábios.
    O batom é muito importante que seja utilizado, nem que seja um hidratante. Se quiser dar alguma cor aos seus lábios é essencial que os hidrate previamente. Posteriormente pode optar por colocar um gloss para dar mais vida à cor dos seus lábios. Rui Gaudêncio
  • A aplicação do rímel vai intensificar o olhar e a cor dos olhos da pessoas.
    A aplicação do rímel vai intensificar o olhar e a cor dos olhos da pessoas. Rui Gaudêncio
  • Terminado o processo, observa-se um rosto homogéneo, equilibrado e sem imperfeições à vista.
    Terminado o processo, observa-se um rosto homogéneo, equilibrado e sem imperfeições à vista. Rui Gaudêncio
  • O resultado final é o de um rosto perfeito e com um ar natural
    O resultado final é o de um rosto perfeito e com um ar natural Rui Gaudêncio

Pele saudável

Cicatrizes? Queimaduras? A maquilhagem pode fazer maravilhas

Uma mancha, uma cicatriz ou uma marca no rosto podem afectar a auto-estima de uma pessoa. Já imaginou como seria sair à rua sem que as pessoas se apercebessem das imperfeições do seu rosto?

Com o objectivo de aumentar a auto-estima de quem tem problemas de pele e que não consegue vê-los resolvidos através de tratamentos médicos, o Centro de Dermatologia do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, está a realizar sessões de maquilhagem correctiva, uma vez por mês, individuais, com a duração de meia hora e totalmente gratuitas.

A iniciativa surge de uma parceria entre o hospital, os Laboratórios Pierre Fabre e a maquilhadora profissional Esmeralda Durão. O médico Miguel Correia, director do Centro do Dermatologia, defende que a maquilhagem correctiva visa “melhorar a qualidade de vida, contornando a má aparência”. Ao definir a pele como “um órgão de relação que está à vista”, explica que através destas sessões se procura “devolver à pessoa a boa imagem, a capacidade de integração social, a aumentar a auto-estima, a dar-lhe a capacidade ser feliz e viver a vida”.

Para a maquilhadora Esmeralda Durão “a maquilhagem surge como uma necessidade, um bem necessário para estas pessoas, que lhes vai aumentar a auto-estima e alterar a forma como encaram o mundo que as rodeia”.

Cinco passos até à perfeição
O que se aprende? Em cinco passos, os interessados aprendem a aplicar a maquilhagem, sabem qual é a mais adequada para o seu rosto e quais os truques para uma maior durabilidade e aplicação correcta.

Assim, se pretende manter a sua pele “viva”, lembre-se de que é fundamental limpá-la e hidratá-la diariamente com os produtos adequados ao seu tipo de pele. De seguida, uma boa maquilhagem resulta se a aplicação for feita correctamente, e se se adaptar ao seu estilo de vida.

Nas sessões de maquilhagem correctiva são utilizados produtos Avène porque se ajustam à sensibilidade da pele, mas também porque têm propriedades de longa duração, resistência à água, não têm perfume na sua composição e têm protecção solar.

As próximas sessões são nos dias 30 de Maio,  27 de Junho e 25 de Julho.