Pharrell Williams na 56ª cerimónia dos Grammys com os Daft Punk e Niles Rogers
Pharrell Williams na 56ª cerimónia dos Grammys com os Daft Punk e Niles Rogers Mario Anzuoni / Reuters

Leilão

Quem quer comprar o chapéu de Pharrell?

Pharrell Williams anunciou na semana passada que iria arrematar o chapéu utilizado nos Grammys à licitação mais alta. No eBay, já há ofertas de mais de dez mil euros.

“Estou a leiloar o meu chapéu dos Grammys para ajudar a From One Hand to AnOTHER.” Foi com este tweet que o cantor e produtor norte-americano anunciou que o chapéu Vivienne Westwood que usou para aceitar a mais recente grafonola dourada estava para venda no Ebay,   A popularidade do chapéu tem sido tal que até foi criada uma conta no Twitter com o nome @Pharrellhat.

A From One Hand to AnOTHER foi fundada em 2008 por Pharrell Williams e apoia o Pharrell Williams Resource Centre, onde são desenvolvidos programas para crianças carenciadas que vivem em comunidades de risco, com idades entre os sete e os 20 anos no estado de Virgina, nos E.U.A.

“O objectivo é dar às crianças as ferramentas e recursos necessários para conhecerem o seu potencial e estimular a sua curiosidade através das novas tecnologias, das artes, dos media e da motivação”, afirma o cantor no site da organização que fundou.

Apesar da popularidade que o chapéu ganhou, Williams não lhe dá muita importância. “O meu chapéu não é nada do outro mundo. Apenas gostei dele. Um amigo meu mostrou-mo há cinco anos e pensei que era interessante”, disse em entrevista ao Telegraph. “Não sou uma daquelas pessoas que tem 6,000 chapéus. Sou muito simples e modesto”, acrescentou.

O chapéu, que começou com uma base de licitação de 200 dólares ( cerca de 145,80 euros), atingiu esta segunda-feira em leilão o valor de 14,000 dólares (aproximadamente 10,000 euros). A pessoa que fizer a oferta mais alta, para além do chapéu, irá receber também uma carta do artista como prova da sua autenticidade.

O The Mountain, nome do chapéu em causa, foi comprado numa viagem a Londres em 2009. Trata-se de um original de Vivienne Westwood, criado durante os anos de 1980, sendo produzido desde então. O chapéu foi apresentado ao mundo no desfile da criadora para o Outono/Inverno de 1982, cuja colecção foi então entitulada Nostalgia of Mud, mas entretanto foi sendo apelidade de Buffalo pela combinação de elementos peruanos e rastafari. As versões mais actuais do chapéu estão à venda no site oficial da criadora por 115 euros.  

A par desta iniciativa, Pharrell Williams irá lançar já no próximo dia 3 de Março o seu álbum a solo intitulado G I R L. O cantor encontra-se ainda nomeado para os Óscares, na categoria de Melhor Música Original, com a música Happy do filme Gru, o Maldisposto 2.

Quem ainda não participou no leilão, poderá fazê-lo até ao dia 2 de Março, dia em que Pharrell irá actuar nos Óscares.