Prémios Mesa Marcada - 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos de 2013
José Avillez é o vencedor dos prémios Mesa Marcada
A 5ª edição dos prémios deste blogue de culto, decididos por dezenas de profissionais, decorreu na segunda-feira numa cerimónia informal onde foram galardoados os melhores da gastronomia em Portugal.
Mesa Marcada é um blogue criado por Duarte Calvão e Miguel Pires, “autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos”. Desde 2009 que atribuem os prémios aos melhores do ano, sendo que nesta edição deixaram para trás o mundos dos vinhos e cingiram as escolhas aos dez restaurantes e dez chefes em destaque. Pela primeira vez, as distinções, em lugar de serem apenas publicadas no blogue, tiveram direito a cerimónia, com uma "gala" informal no Vestigius, bar recentemente inaugurado em Lisboa.
Segundo a publicação, o grande vencedor de 2013 foi José Avillez, que arrebatou o primeiro lugar tanto na lista de chefes como na de restaurantes (com o lisboeta Belcanto). Uma vitória sem novidade: o chefe conquistou exactamente os mesmos prémios em 2012.
Entre os melhores, apurados a partir dos votos dos autores e mais 79 profissionais da área, destacam-se também Vincent Farges - que ficou em 2º lugar na lista de chefes com o seu Fortaleza do Guincho a ficar em igual posição na lista de restaurantes - ou Dieter Koschina - que conquistou o 3º posto entre os chefes com o Vila Joya a ficar em 4º entre os restaurantes. Segue-se Hans Neuner, que ficou em 4º nos chefes mas viu o seu Ocean manter o 3º lugar nas preferências.
A salientar ainda a distinção para Vítor Claro, que recebeu o Prémio Destaque pelo 5º lugar adquirido, igualmente tanto na lista de chefes como na de restaurantes (com o Claro!): uma subida de cinco lugares em ambas as listas em relação em 2012.
Já o restaurante São Gabriel, de Leonel Pereira, entrou directamente para a 7ª posição (o chefe ficou na 5ª) - o que já poderá servir de "compensação" para o facto de ter perdido recentemente a estrela Michelin que mantinha há duas décadas.
Outros destaques passam pelo japonês Tomo de Tomoaki Kanazawa, que alcança a 9ª posição; pela reentrada de Joachim Koerper, do Eleven, e finalmente pela estreia entre os dez primeiros do chefe João Rodrigues, do Feitoria.
A eleição dos "preferidos" de 2013 é feita a partir da votação de especialistas que indicaram, cada um, os dez restaurantes e dez chefes que consideraram mais terem-se destacado no ano que passou. Às votações dos convidados do blogue juntam-se as listas de Duarte Calvão e Miguel Pires, chegando-se assim aos vencedores.
“Este ano tivemos a grata surpresa de responderem ao nosso convite para votar 79 pessoas – entre chefes de cozinha, jornalistas, críticos gastronómicos, responsáveis por restaurantes, gastrónomos, entre outras pessoas ligadas ao meio, de todo o país. Esta participação, assim como o interesse demonstrado pelos nossos leitores em relação a edições anteriores, deixa-nos muito orgulhosos porque revelam bem o interesse da iniciativa, que é a única, em Portugal, a realizar-se nestes moldes”, afirmaram os autores do Mesa Marcada.