Um dos stilletos da colecção de Inverno de River Island, a marca de moda criada por Rihanna
Um dos stilletos da colecção de Inverno de River Island, a marca de moda criada por Rihanna

River Island

Calçado da linha de Rihanna é fabricado em Portugal

O calçado de estilo "agressivo, mas requintado" da linha de moda assinada pela cantora, cuja colecção de Inverno será lançada mundialmente a 7 de Novembro, é fabricado em Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis.

Segundo fontes do sector, na base dessa linha exclusiva estão os desenhos criados pela própria artista em colaboração com a marca de confecção River Island, que, por sua vez, compra à britânica Shoeboos o calçado assegurado pela sua sucursal de Arrifana, no concelho de Santa Maria da Feira.

“São os nossos gabinetes que asseguram o desenvolvimento técnico dos sapatos e botas da linha exclusiva da Rihanna”, revela à Lusa João Vultos Sequeira, da Shoeboos portuguesa. “Determinamos que componentes são os mais adequados a cada peça - solas, peles, saltos - e depois entregamos a produção às fábricas mais aptas a construírem esse produto final”.

No caso dos sapatos e botas desenhados pela cantora da ilha Barbados, radicada nos Estados Unidos, a parte física da produção cabe assim a duas empresas de Oliveira de Azeméis: os modelos clássicos e casuais são produzidos pela S. O. & Marques, instalada em Loureiro, e os de design mais delicado, como os stilletos (na imagem), são entregues à A.S. Indústria de Calçado, de S. Roque.

“O resultado global é um calçado de estilo agressivo, mas requintado”, descreve João Vultos Sequeira. “É um estilo que, por um lado, combina com a imagem arrojada da própria Rihanna e que, por outro, tem o requinte próprio das matérias-primas de grande qualidade”.

Para o porta-voz da Shoeboos, a escolha de fabricantes portugueses para produção do calçado desenhado pela cantora já seis vezes premiada com um Grammy é assim “motivo de reconhecimento pelo trabalho de qualidade realizado por empresas nacionais que, na maioria das vezes, têm que manter-se no animato devido a contratos de confidencialidade rigorosos”.

“É muito mais difícil gerir esse sigilo e tudo o que está envolvido neste tipo de contratos do que fabricar efectivamente o calçado”, admite João Vultos Sequeira.

Na imprensa estrangeira, a colecção de Inverno criada por Rihanna para a River Island, já em pré-venda mundial, é anunciada como um conjunto de “80 peças num misto de luxo desportivo urbano e vestidos sofisticados”, com abundância de “brilhos, padrões escoceses, saias coleantes e calçado alto com tiras”.

Entre as 39 peças já disponíveis em pré-venda, incluem-se dois sapatos de salto alto a preços finais entre 60 e 65 libras, o que equivale a cerca de 70 a 76 euros.