O actor na estreia mundial do filme, a 22 de Junho, no Disney California Adventure Park
O actor na estreia mundial do filme, a 22 de Junho, no Disney California Adventure Park Mario Anzuoni/Reuters

Estreia

Johnny Depp culpa críticos pelo mau desempenho de "O Mascarilha"

Desde a estreia nos EUA, a 3 de Julho, o filme rendeu cerca de 132 milhões de euros nas bilheteiras internacionais, resultados que ficam aquém do orçamento de 162 milhões de euros. Para além de Depp, o elenco conta com Armie Hammer e Helena Bonham Carter nos principais papéis. Western da Disney chega a Portugal a 8 de Agosto.

O actor norte-americano Johnny Depp e o produtor Jerry Bruckheimer vieram a público para comentar o fraco desempenho de O Mascarilha (The Lone Ranger, na versão original) nas bilheteiras. O western tem gerado receitas abaixo do estimado pela Disney, que produziu e distribuiu o filme, mas Depp e Bruckheimer culpam os críticos norte-americanos pelo fraco desempenho da película nas bilheteiras. “Cá para mim as críticas foram escritas entre sete a oito meses antes da estreia do filme”, disse Deep numa entrevista à publicação norte-americana Variety.

O protagonista de Alice no País das Maravilhas defendeu ainda que os maus resultados do filme nas bilheteiras (o que aliado ao seu orçamento elevado poderá conduzir a perdas na ordem dos 113 milhões de euros) são justificados por expectativas demasiado elevadas. “Acredito que as críticas foram escritas quando ouviram que o Gore Verbinski (realizador de O Mascarilha e dos três primeiros filmes da saga Piratas das Caraíbas) e o Jerry Bruckheimer seriam os responsáveis pelo filme. Estavam com expectativas de que seria um blockbuster. Mas eu não tinha essas expectativas”, acrescentou Depp.

Bruckheimer, que arrecadou milhões de euros com  a saga Piratas das Caraíbas, concorda com Depp. “Acho que analisaram o orçamento em vez de criticarem o filme”, disse Bruckheimer em entrevista ao site Yahoo do Reino Unido-Irlanda. “O público não quer saber do orçamento – eles pagam o mesmo preço pelo bilhete, independentemente do custo de produção das películas”.

O actor que desempenha a personagem principal, Armie Hammer, demonstrou-se solidário para com os colegas de O Mascarilha. “Este é o grande problema dos críticos norte-americanos: eles foram os primeiros a condenar o filme ao fracasso depois dos primeiros problemas de produção”, defende Hammer. “Foi a partir daí que grande parte deles escreveram as suas primeiras críticas”.

O filme fez cerca de 175 milhões de dólares (cerca de 132 milhões de euros) nas bilheteiras internacionais e o seu orçamento situa-se nos 215 milhões de dólares (162 milhões de euros), informa o site Box Office Mojo. O western tem uma classificação de 28% no site especializado de críticas de cinema Rotten Tomatoes, o que indica uma fraca aceitação da imprensa.