"Rastos de Sangue" em estreia na Cinemateca

Sugestões do Dia | 9 de Julho

Em Lisboa, a Cinemateca lança "Olhares Sobre Angola". Em São João da Madeira, a Semana da Juventude abre ao ritmo do grupo Drumming.

“Olhares Sobre Angola” na Cinemateca

Divulgar o cinema angolano e oferecer uma visão actualizada do mesmo é o objectivo do ciclo que se instala na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa. Começa hoje, às 20h, com o lançamento do livro "Angola - Nascimento de Uma Nação”, com coordenação da investigadora Maria do Carmo Piçarra, em colaboração com o produtor e realizador Jorge António. Para as 21h30 está marcada a estreia de “Rastos de Sangue” (na foto), longa-metragem de Mawete Paciência. Amanhã, às 19h, é exibido “Ganhos de Paz”, de Jorge Pelicano. Às 22h, a sessão “Fragmentos” dá a conhecer curtas, videoclipes e trabalhos experimentais de jovens cineastas angolanos. Os bilhetes custam 3,20€.

 

Drumming na Semana da Juventude de São João da Madeira

Um concerto pelo Drumming – Grupo de Percussão, liderado por Miquel Bernat – às 18h, nos Paços da Cultura –, e a peça de teatro "Mal Empregados" – às 22h, no mesmo espaço –, uma produção da associação cultural D’Orfeu simultaneamente “pseudo-séria e pseudo-cómica”, marcam hoje o programa de abertura da Semana da Juventude de S. João da Madeira, que decorre até sábado. Num vasto cardápio de animação, que inclui actividades lúdicas e desportivas, destacam-se os concertos, no dia 11, do recém-formado quarteto de jazz MAP (Paulo Gomes, piano; Zé Miguel Moreira, guitarra; Miguel Ângelo, contrabaixo; e Acácio Salero, bateria) e, no dia 13, da banda PAUS (Makoto Yagyu, baixo, teclados e voz; Joaquim Albergaria, bateria e voz; João Pereira, teclados e voz; e Hélio Morais, bateria e voz).