O júri durante a avaliação dos 12 pastéis a concurso
O júri durante a avaliação dos 12 pastéis a concurso

Concurso

Pastelaria Aloma tem (outra vez) o “O Melhor Pastel de Nata” de Lisboa

Apesar do painel de júri ter palatos diferentes, as opiniões foram unânimes. Pelo segundo ano consecutivo, decidiu que a pastelaria Aloma ficava em primeiro lugar no concurso que elege “O Melhor Pastel de Nata” da capital, promovido pela organização do festival Peixe em Lisboa.

Situada no bairro de Campo de Ourique, a Aloma é famosa pelos seus pastéis de nata. Pelo segundo ano consecutivo a pastelaria venceu o concurso que elege “O Melhor Pastel de Nata” de Lisboa. Uma prova realizada no âmbito do festival de gastronomia Peixe em Lisboa.

A surpresa do concurso foi o segundo lugar conseguido pela Selecção Continente, da cadeia de hipermercados pertencente à Sonae que é também a proprietária do PÚBLICO. Em terceiro lugar ficaram os pastéis da Alcoa que, situada em Alcobaça, chega à capital através do El Corte Inglés.

Perante a plateia completa do Peixe em Lisboa, o júri fez uma prova cega (foi atribuído um número a cada pastelaria) e avaliou os pastéis de nata de acordo com os seguintes critérios: visualização, frescura, massa folhada, creme e sabor.

No ano em que o júri demorou menos tempo na fase de prova, os pastéis de nata a concurso foram avaliados por Virgílio Nogueiro Gomes (gastrónomo, presidente do júri), Isabel Zibaia Rafael (autora do blogue Cinco Quartos de Laranja e de livros sobre gastronomia), Domingos Soares Franco (produtor e enólogo dos vinhos José Maria da Fonseca), Rita João (responsável pelo projecto “Fabrico Próprio”) e Joaquim Sousa (chefe pasteleiro hotel Quinta da Marinha).

As 12 pastelarias a concurso foram previamente seleccionadas pelos membros da Confraria do Pastel de Nata antes de chegar ao júri de “O Melhor Pastel de Nata”. Tendo participado na quinta edição de “O Melhor Pastel de Nata” de Lisboa, ficaram fora do top três os pastéis do Hotel Altis, Hotel Ritz, pastelaria Abelha d’Ouro, pastelaria Casinha do Pão, pastelaria Castella do Paulo, pastelaria Chique de Belém, pastelaria Colmeia, pastelaria Cristal, pastelaria Pêra Doce.

Na primeira edição do concurso, em 2009, ganhou a pastelaria Cristal. Seguiram-se na lista de vencedores a pastelaria Suíça (2010), a Chique de Belém (2011) e a Aloma (2012). 

O festival Peixe em Lisboa, organizado pelo Turismo de Lisboa, vai na sexta edição. Até domingo (14), entre as 12h e as 24h, dez restaurantes da Grande Lisboa propõem aos visitantes degustações de peixe e marisco. No recinto há também aulas de cozinha diárias e um mercado gourmet