Pedro Teixeira no Seminário
Pedro Teixeira no Seminário "Estratégias Inovadoras na Gestão do Peso", organizado por Teresa Branco e o Estoril Wellness Center, em 2012

Peso Comunitário

Conferências para quem quer perder peso sem perder o juízo

A partir da próxima quarta-feira, as conferências Peso Comunitário reúnem profissionais especializados em saúde e bem-estar, no salão nobre da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) para discutir temas actualmente cruciais relacionados com a gestão de peso. O evento realiza-se de 3 de Abril a 14 de Maio, de forma gratuita e aberta ao público.

“Vamos justificar ideias erradas sobre o tema em questão e discutir as causas e as potenciais soluções para a obesidade”, explicou Pedro Teixeira, professor catedrático na FMH, ao Life&Style. “A ideia é abrir espaço para um debate aberto, desmistificar ideias erradas e tranquilizar as pessoas, porque isto não é um problema sem resposta”, continuou Teixeira que, para além de assumir a organização do evento, é também um dos oradores deste ciclo de conferências. 

A iniciativa nasceu de uma preocupação profunda com o actual estado da saúde pública. “A obesidade é um problema quase epidémico”, defendeu Pedro Teixeira. “Tendemos a olhar para esta questão de um ponto de vista médico, mas é um problema que ultrapassa a medicina e tem muito a ver com a situação psicológica das pessoas. Está na altura de pensar na obesidade de uma forma diferente do que tem sido norma.”

O evento, que vai chamar a atenção para várias perspectivas da perda e manutenção de peso, nomeadamente numa vertente prática, médica e psicológica, espera atrair o público interessado em opções mais saudáveis, seja para os próprios ou em termos de gestão familiar. Segundo Pedro Teixeira, também se espera ver no público profissionais que, tal como os oradores, de uma forma ou outra lidam com as consequências da obesidade.

Uma vez por semana, a equipa de investigadores da FMH, responsável pelos artigos da rubrica Peso&Medida no Life&Style, debatem as diferentes componentes da perda e manutenção de peso. Ir ao ginásio é suficiente? Será que o modo como fazemos as compras de supermercado tem impacto na qualidade da alimentação? Estas e outras questões serão discutidas até 14 de Maio pelos investigadores, num painel a que se juntam convidados como Teresa Branco, fisiologista especializada na gestão de peso, Isabel do Carmo, coordenadora das consultas de Obesidade do Hospital de Santa Maria, e Alva Seixas Martins, nutricionista e Provedora do Cliente na empresa Jerónimo Martins. 

As sessões são abertas ao público e gratuitas. Mais informações no site do evento.